Educação

Páginas: 2 (263 palabras) Publicado: 25 de agosto de 2010
Ouço muitas pessoas me falarem que possuem filhos mal educados. Então resolvi ir ao dicionário saber o significado da palavra educação. Encontrei instrução, ensino,polidez, cortesia.
Porém, para que a educação aconteça é preciso um educador. E o que esta palavra significa? Educador: instrutor, professor. Para existireducação e educador tenho que aprender o que é educar. Educar: ensinar, instruir, domesticar, adestrar. Acredito que possamos conversar a partir daqui.
Educação não éapenas uma responsabilidade da escola. Educação é uma responsabilidade da família, do município, dos meios de comunicação. Educação é, muitas vezes, o mínimo que pedimosdo outro. Pois bem, será que estamos ensinando os nossos filhos e alunos, ou estamos tentando adestrá-los com nossa cultura, costumes, modo de vestir, jeito de ser?Muitas famílias queixam da postura de seus filhos, sem perceber a sua própria postura. Caso tentemos adestrá-los e domesticá-los, será que não estamos tentandoamansá-los, domá-los e dominá-los?
Por mais que o dicionário afirme que isto é educar, acredito que ao educarmos pessoas, devemos vê-las como portadoras desentimentos, histórias e vida.
Brigamos tanto com nossos alunos e filhos para aprender, mas fica muito difícil se eu não ensino o porquê de se aprender.
Às vezes é muitomais fácil domá-los para que não nos perturbem do que educá-los para que também nos ensinem.
Chego à conclusão de que todos são educadores, então proponho umareflexão. Como vai a sua educação hoje? Acredito que este é o primeiro passo para nós educadores conseguirmos alguma mudança.

Hugo Nascimento Rezende
Psicólogo.
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Educação inócua
  • Educação no brasil
  • Educaçao física
  • Educação
  • Educação
  • Educaçao
  • Educacao
  • Educação

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS