Educaçao comparada

Páginas: 17 (4091 palabras) Publicado: 26 de marzo de 2011
“Muito do que o aluno é resulta do que a escola faz com ele.”

Índice

Introdução……………………………………………………………………..……………...p.3

Educação comparada ……………………………………………………………………………….p.4

Caracterização dos países em confronto:

Finlândia …………………………………………………………………………………p.6-8

Portugal…………………………………………………………………………….....p.9-12Dinamarca…………………………………………………………………………..

Tabela de dupla entrada:

Comparação em termos de objectivos Gerais……………………………………….p.13

Comparação em termos de suporte financeiro para as famílias dos alunos

Considerações finais………………………………………………………………………….p.14-15

Referências bibliográficas…………………………………………………………………….p.16
Introdução

O presente trabalho foi elaborado no âmbitoda unidade curricular de Educação Comparada e tem como objectivo a comparação de três sistemas educativos de três estados-membros da União Europeia, Portugal, Finlândia e Dinamarca. Uma vez que são vastas as possibilidades de comparação debruçamo-nos principalmente no funcionamento do Ensino Básico, no que diz respeito aos seus objectivos gerais e ao suporte financeiro, com o intuito deconfrontar as diferenças e semelhanças entre os países anteriormente mencionados.

Ao longo do nosso trabalho vamos começar por falar um pouco do que é a educação comparada, depois vamos apresentar os países anteriormente mencionados e tentaremos mostrar as principais diferenças nos seus sistemas de ensino. Mostramos também, recorrendo à tabela de dupla entrada, algumas das características decada um dos países no que diz respeito aos objectivos gerais no Ensino Básico e o suporte financeiro para as famílias dos alunos e faremos um confronto entre os países em estudo, colocando lado a lado todos os valores e informações mais relevantes e, deste modo, apresentaremos as nossas conclusões.

Com este trabalho esperamos conseguir ….

O QUE É A EDUCAÇÃO COMPARADA?

Antes deprincipiar o trabalho, achamos importante esclarecer o que é a educação comparada, disciplina na qual se baseia o presente trabalho.

Os estudos de Educação Comparada são relativamente recentes. As primeiras obras que poderiam ser consideradas de caráter científico datam do final do século XIX, embora, em 1817, em seu “Esquisse et vus preliminaries d’um ouvrage sur education comparée etséries de questions sur l’education”, Marc-Antonie Jullien tenha esboçado os métodos e as tarefas desse novo campo (GOERGEN, 1991). Esse surgimento tardio relaciona-se ao fato de que, tendo como objeto o sistema de ensino de cada país, esse campo de estudos não poderia existir sem que os sistemas educacionais nacionais se organizassem e consolidassem (LOURENÇO FILHO, 2004).

As primeiraspesquisas destinavam-se a comparar os sistemas nacionais de ensino (especialmente europeus), fornecendo informações para que os diferentes países pudessem copiar uns dos outros o que existia de bom e, ao mesmo tempo, evitar os erros. Assim, ao longo do século XIX, diversos países da Europa, os Estados Unidos e, inclusive, o Brasil encarregaram educadores de empreender viagens para realizar estudos arespeito da educação em outros países[1].

No decorrer do século XX, ocorreu a sistematização desse novo campo de estudo. Com objeto definido, objetivos, campos de ação, procedimentos e métodos de investigação mais seguros e objetivos, ele adquiriu status de ciência. Ao mesmo tempo, realizaram-se pesquisas nacionais, internacionais ou regionais, organizaram-se congressos, conferências oucolóquios e publicaram-se numerosas obras, revistas, anuários, bibliografias e monografias sobre temas variados. Difundiram-se, assim, dados e informações sobre os sistemas educativos dos diferentes países. A maioria das pesquisas era de caráter quantitativo (tabelas estatísticas e avaliações padronizadas) e seus resultados foram utilizados como orientação para a tomada de decisões políticas e para...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Educação No Campo
  • Educação inócua
  • Educação no brasil
  • Educaçao física
  • Educação
  • Educação
  • Educaçao
  • Educação

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS