El kendo portugues

Páginas: 13 (3129 palabras) Publicado: 20 de enero de 2011
Manual ilustrado de Kendo

cidade do porto
http://www.kendo.pt

cidade do porto

Índice
03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 17 18 19 20 21 22

23...

História Etiqueta e Comportamento Filosofia Equipamento: Bogu Hakama Keiko Gi Shinai Dobras do Hakama Como colocar o Tare / Kote Como Colocar o Do Como Colocar o Men Treinamento Kihon Ashi-Sabaki Okuri-Ashi Ikari-AshiTsugi-Ashi Ayumi-Ashi Dicas: Ashi-Sabaki Suburi Golpes Básicos ( Kote, Men, Do ) Técnicas (Waza) Ficha Técnica Perguntas e Respostas

http://www.kendo.pt

01

cidade do porto

História
A origem do Kendo foi escrita pelos nossos antepassados há mais de 657 anos A.C., isto significa que remota à Idade dos Deuses. Assim, pode-se dizer que a arte do uso da espada vem sendo praticada tradicionalmente,e tem longa história. Desde de épocas remotas não se limitava só à defesa pessoal, ou à sua utilização em guerras, mas continha um outro objetivo, que era adquirir um espírito. Houve no transcorrer da história algumas fases em que o homem desinteressou-se do aprendizado, e outras em que se dedicava assiduamente. Assim, foram inúmeras as dificuldades para essa arte chegar aos dias atuais. Uma vezque a prática com espadas de combate em aço ou em madeira maciça, provocava tantas vítimas desnecessárias, criou-se por volta de 1710 a prática com espadas de bambu, menos perigosas, que seimpôs até hoje. Por volta de 1740, inspirados nos escudeiros japoneses, os mestres em espadas improvisaram protetores de tórax e de crânio, bem como grossas luvas. Mas as espadas de treinamento em bambu eramgrosseiramente primitivas e de simples confecção. Com o passar dos séculos foram ficando mais elaboradas até chegar ao formato funcional e artístico que o equipamento de Kendo nos assegura hoje. O Kendo, a arte japonesa do manejo da espada, possui uma história rica e extensa. As armas japonesas e seus escudos tiveram longa influência proveniente da China. Originariamente, as espadas japonesas nãotinham o aspecto curvo como as atuais, mas eram retilíneas-planas de concepção estrutural primitiva, empregadas em estocadas e golpes simples. As armas japonesas atualmente em voga apareceram por volta de 940 D.C., com uma lâmina de corte única e levemente curva. Até serem introduzidas estas espadas de duas mãos, nas batalhas concentravamse guerreiros protegidos por pesadas armaduras e brandindoespadas em suas mãos direitas.

http://www.kendo.pt

03

cidade do porto

etiqueta e comportamento
A Origem e o sentido do termo DOJO
Esse termo é originário do local onde os sacerdotes budistas recebiam os ensinamentos divinos. Como o Kendo compõe-se de ensinamentos de moral, semelhantes aos dos sacerdotes, o local de treino chamou-se DOJO, local sagrado, pois não se trata apenas de atacare defender com o SHINAI, razão porque fazer distinção entre DOJO e QUADRA DE ESPORTES.

Porque reverenciar o DOJO
Ao adentrar devemos rogar para que possamos receber o verdadeiro espírito humano e de cordialidade e prometer a Deus conservá-lo. E na saída do DOJO devemos reverenciá-lo, como sinal de agradecimento pelo que recebemos espiritalmente.

http://www.kendo.pt

04

cidade doporto

Filosofia
O Conceito de Kendo é disciplinar o caráter humano através da aplicação dos princípios da Katana. Objetivos da prática do Kendo Modelar mente e corpo, desenvolver um espírito vigoroso e através de adestramento enérgico e aprorpiado, empenhar-se ardorosamente no aperfeiçoar-se na arte do Kendo. Destacar-se no apreço da honra e cortesia humana, associando-se aos demais comsinceridade, e dedicando-se incansavelmente ao aperfeiçoamento de si mesmo. Desta forma estará um indivíduo apto a reverenciar a própria pátria e seu povo, concorrer para a consolidação da cultura e promover a paz e a properidade no seio das nações. O Kendo, é uma prática de vida, que ocorre para o auto-aperfeiçoamento mediante treinamentos disciplares básicos que regem a arte do manejo da espada....
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • El Kendo
  • Kendo
  • Kendo
  • Kendo
  • kender
  • kendo
  • kender
  • Kender

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS