Empatia

Páginas: 6 (1405 palabras) Publicado: 30 de septiembre de 2012
Resumo sobre Cap. 07 ”As Origens da Empatia” Livro Inteligência Emocional

As origens da Empatia
Primeiramente o autor nos diz que a empatia pode ser trabalhada, dependendo do quanto nos auto-conhecemos em relação ao que sentimos. Na prática ele diz que não adianta nada tentarmos entender os outros se não conhecemos o que sentimos.
Fala também da existência de pessoas alexímicas, pessoas quenão sabem o que sentem e não conseguem interpretar sinais emocionais que são emitidos pelas outras pessoas.
Essas pessoas possuem sérios problemas de relacionamentos, pois possuem um grande déficit emocional e todo relacionamento vem da sintonia emocional de no mínimo duas pessoas, da capacidade de empatia entre elas.
Para entendermos as emoções das pessoas, temos que aprender a entendercanais não verbais, pois raramente expressamos sentimentos em palavras. Temos que aprender a interpretar gestos, tom de voz, expressões faciais, etc.
Vários testes indicam que pessoas que possuem uma apurada capacidade de interpretar canais não verbais são mais populares, mais sensíveis e em geral de possuem um bom desempenho acadêmico. Esses testes também provam que a empatia pode ser desenvolvidaatravés de treino.

Comentário 1:
Poucas vezes as emoções são expressas em palavras, são frequentemente expressas por canais não verbais. Aprender a interpretar esses sinais é o segredo para entendermos os sentimentos dos outros; e quanto mais sabermos sobre nossos sentimentos, mais habilidade teremos para compreender o sentimento alheio. Essa compreensão do sentimento alheio nos tornará pessoasmais justas.

Como se desenvolve a Empatia
Vários estudos mostram que a empatia começa a ser desenvolvida desde a infância. Os bebês são solidários quando veem a angustia de alguém, ou seja, choram quando veem outra pessoa chorando. Esse comportamento é denominado como “mímica motora” que é o significado técnico original da palavra empatia.
Por volta dos 2,5 anos os bebês conseguemdistinguir que o sofrimento alheio é diferente do dele, assim não agindo mais com a mímica motora.
Vários estudos mostram que a o comportamento empático das crianças dependia da educação dada por seus pais e pela observação de como os outros agem quando alguém está aflito.

A criança bem sintonizada
Os estudos mostram que as lições mais elementares da vida emocional de uma criança são dadas nosmomentos mais íntimos da relação entre pais e filhos. Os sentimentos são aceitos e retribuídos num processo que se chamam sintonia. Os vários momentos de sintonia e não sintonia entre pais e filhos moldam as expectativas emocionais que o bebe levará para seus relacionamentos quando adulto.

Quanto Custa a Falta de Sintonia
Os bebês começam a desenvolver o sentimento de que outras pessoas podempartilhar e partilham seus sentimentos vivenciando às repetidas sintonizações com os pais.
Quando os pais não estão em sintonia com um filho, isso é profundamente perturbador para a criança. Uma prolongada ausência de sintonia entre pai e filho impõe um tremendo tributo emocional à criança. Quando um pai não entra em empatia com uma determinada gama de emoções da criança, ela irá evitar expressar, e atémesmo de sentir, essas emoções. Se sentimentos forem desestimulados, várias das emoções necessárias para relacionamentos íntimos podem ser apagadas do repertório da criança.
Os custos emocionais decorrentes da falta de sintonização na infância podem ser grandes. Estudos com criminosos que praticaram crimes cruéis e violentos constatou que o histórico de vida deles sugerem abandono emocional epouca oportunidade de sintonização.

Comentário 2:
O desenvolvimento da empatia começa desde a infância, surgindo como uma imitação da dor alheia e se desenvolvendo até ser perceber que os sentimentos dos outros não são seus.
Esse desenvolvimento é afetado pela interação entre pais e filhos, ou seja, pela sintonia entre pais e filhos. A falta de sintonia emocional pode comprometer a saúde...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Empatía
  • empatia
  • empatia
  • La Empatia
  • EMPATIA
  • Empatia
  • La Empatia
  • empatia

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS