Engenharia Civil

Páginas: 2 (346 palabras) Publicado: 6 de diciembre de 2012
1 e 2 ) Legalmente, hoje o rio Nilo pertence ao Egito e o Sudão, devido a Tratados de 1929 e 1959, época em que a Inglaterra controlava boa parte da região, que garantem aos dois países"utilização plena das águas do Nilo" - e o poder de vetar qualquer projeto de represamento no leste da África.
Porém observando parâmetros, como: o traçado do rio que corta 9 países e que 86% da vazão do rioé fornecida pelos outros países que não possuem direito algum conforme os contratos acima, percebemos que o rio Nilo pertence a todos os países que ele corta. Como Egito e Sudão obtiveramindependência bem mais cedo que esses outros países, e por interesses políticos da Inglaterra, eles gozaram plenamente do uso das águas do rio Nilo, não permitindo de maneira direta e indireta o crescimentodesses outros países.
Hoje, com um mundo mais democrático em relação ao mundo da década de 30, 40 ou 50, e com o pleno interesse desses outros países em dividir as águas do rio Nilo entre todos,espera-se um divisão justa entre os mesmo Como o debate está sob o âmbito da legislação internacional (10 anos já e nada ainda), o Egito a defende com unhas e dentes, às vezes com ameaças de açãomilitar, pois será o mais prejudicado por necessitar plenamente das águas do rio Nilo.
3) A divisão das águas deve considerar vários aspectos, como a vazão proveniente de cada país, a necessidade do usodas águas, clima, população e problemas sociais. Os países que contribuem para o volume do rio devem ter uma porcentagem de uso dessas águas, mas também não podemos ignorar a necessidade dos paísesque já utilizam o Nilo. Deveria ser proposto um acordo que atendesse ao menos uma parte da necessidade dos países desérticos e deixasse a outra porcentagem para ser dividida entre os países queabastecem o rio, para que estes pudessem também explorar o patrimônio. A água, como um direito de todos, deve ser usada racionalmente para que continue beneficiando estes países banhados pelo...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Estado civil
  • Civil
  • civil
  • civil
  • civil

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS