Ensaio final: o poder do dinheiro na sociedade de hoje em o homem que copiva

Páginas: 6 (1363 palabras) Publicado: 7 de diciembre de 2010
“O dinheiro não nos traz necessariamente a felicidade. Uma pessoa que tem dez milhões de dólares não é mais feliz do que a que tem só nove milhões.”
-Lewis H. Brown

Desde que o dinheiro foi inventado em “na China, no século XI”(Furtado), conseguiu um lugar de grande poder na vida das pessoas. O dinheiro é uma daquelas coisas que é freqüentemente associadacom o poder e felicidade. Diferentes sociedades em todo o mundo impuseram uma importância sobre o poder do dinheiro e da riqueza como a chave primordial para adquerer a felicidade. Especialmente em nossa sociedade o dinheiro tem um lugar especial na vida muita gente.Muitos acham que o dinheiro é necessário para comprar e alcançar a felicidade. O Homem que Copiava é um filme dirigido pelodireitor Jorge Furtado e lançado no ano 2003 que usa a história de André e os outros personagems para enfatizar e criticar a importância social que o dinheiro impõem dentro de nossa sociedade.O objetivo deste ensaio é enfatizar a importância atribuída à dinheiro em nossa sociedade em uma base diária, que inclui os sonhos e crenças comuns de muitas pessoas. Por esta razão, este ensaio deve primeiroexplicar o enredo do filme e, em seguida, analisar e explicar os aspectos distintos em no filme usados para criticar a nossa sociedade.
O filme O Homem que Copiava é centrada em o personagem principal Andre (Lázaro Ramos). Ele é um jovem de aproximadamente 19 anos de idade, que passa seus dias trabalhando como um operador de máquina de fotocópia. Pelo menos é o que ele diz que asmulheres quando lhe perguntam, na realidade ele é apenas o homem que faz fotocópias em uma loja. Na mesma loja ele trabalha com Marinês(Luana Piovani), que vende revistas e outros itens.Em os dias quele não trabalha seus hobbies são desenhar caricaturas originais e espionar vizinhos. Por causa de seu espionagem,ele fica obcecado com uma mulher que morra algumos edifícios de distância dele(Sílvia).André fica-se afeiçoado com ela. Um dia ele entra na loja onde ela trabalha para comprar uma roupa que não pode pagar. Andre entra com o propósito de falar com ela e assumir que ele tem dinheiro, quando na realidade isso não e verdade. Então ele promete comprar o artigo de roupa.A fim de pagar por isso ele começa a copiar dinheiro, lentamente, ele deixa sair seu gosto de dinheiro fora docontrole. Para obter mais dinheiro Andre e seu amigo Cardoso roubam um banco. o irônico e que em naquele dia, eles ganham na loteria. No entanto, consegue adquirir o coração de Silvia.
Este filme é narrado pelo personagem principal. A maneira em que sua história é contada não é por acaso, tem um propósito muito específico. Furtado en este filme está “explorando a fragmentação do sujeitoeutiliza uma forma de montagem absolutamente original com técnicas
de colagem, bricolagem, metalinguagem, ironia e crítica social.”( Fleury 1).A narrativa neste filme existe como algo primordial e necessario para entregar sue mensagem ao publico “Uma narrativa establece assercoes,postulados, sobre o mundo,dentro de un contexto completamente distinto daquele no qual interpretamos os enunciados deuma forma narrativa ficcionl.O Homem que Copiava,2003,Jorge Furtado,por exemplo, e uma narrativa ficcional.A utilizacao criativa da voz fora-de-campo ou voz em primeira pessoa”(Pessoa 27).
Se analisarmos criticamente em no início do filme o personagem principal quer comprar comida e alguns itens que seriam tidos como primordiais e necessários dentro de nossa sociedade.Quando acarne acaba por ultrapassar o dinheiro que ele tem. Nesse contexto o dinheiro já limita as coisas primordiais. Assim,a falta de dinheiro aqui coloca e mostra o lugar e a limitação que o dinheiro tem para a gente.Na próxima cena e durante os créditos, o dinheiro é queimado. Aqui a cena é tirada de um ângulo picado olhar para baixo ao dinheiro que está queimando. Fica claro que sutilmente Furtado...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • 2001: Homem, a fronteira final
  • Comentário do ensaio "os valores éticos"
  • Economia e sociedade na españa do s XVIII
  • O negro na história do brasil
  • Surgimento Do Nacionalismo Na Africa
  • Podemos Final
  • do final ao comezo
  • Concepto de poder en las sociedades actuales.

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS