Equipamentos de poços

Páginas: 27 (6557 palabras) Publicado: 7 de mayo de 2011
EQUIPAMENTOS DE POÇOS DE PETRÓLEO
Carlos Francisco Sales de Souza / Barnabé Severiano da Silva
____________________________________________________________

_________________

CAPÍTULO 3 – EQUIPAMENTOS DE SUBSUPERFÍCIE
Os Equipamentos de Subsuperfície são todos os componentes da coluna de produção do poço. Neste conjunto temos componentes que fazem parte intrínseca da coluna de produçãocomo: - os próprios tubos; - os packer’s; - mandris de gás-lift; - válvulas de segurança; - válvulas de circulação tipo camisa deslizante; - nipples de assentamento; - juntas de expansão e/ou separação, etc. E outros componentes são utilizados no poço, não solidários à coluna de produção, como: - tampões permanentes e recuperáveis e; - equipamentos de controle de fluxo, recuperáveis por arame, etc.Na figura 3.1 apresentamos um exemplo de composição de coluna de produção, onde estão destacados alguns equipamentos de subsuperfície. Analisaremos cada componente separadamente, mostrando seu funcionamento e sua função no poço, bem como, em alguns casos, os requisitos básicos para sua especificação técnica.

Figura 3.1 - Representação esquemática de uma coluna de produção

51/76 EQUIPAMENTOS DE POÇOS DE PETRÓLEO
Carlos Francisco Sales de Souza / Barnabé Severiano da Silva
____________________________________________________________

_________________

3.1 – TUBOS DE PRODUÇÃO
Os tubos de produção são os principais componentes da coluna de produção. A variedade de tubos existentes no mercado é suficiente para atender a todas as condições de produção e injeção de fluidos nospoços de petróleo. O dimensionamento dos tubos usados para equipar os poços de petróleo e gás é função do diâmetro interno do revestimento de produção, da vazão de produção esperada, do tipo de fluido a ser produzido e dos esforços mecânicos a serem suportados. Em razão dos esforços que a coluna será submetida durante sua vida útil (tensões de tração, de colapso e pressão interna), é definido ograu do aço, a espessura de parede requerida e, conseqüentemente, seu peso por metro. A tabela 3.1 apresenta algumas características de tubos usados pela Petrobras. Tabela 3.1 - Características dos principais tubos usados em Completação de Poços.

A estanqueidade da coluna de produção é muito importante, e normalmente se utilizam conexões com roscas finas que promovem a vedação metal-metal, comoaquelas apresentadas na figura 3.2.

Figura 3.2 - Conexões mais comuns para Tubos de Produção.

52/76

EQUIPAMENTOS DE POÇOS DE PETRÓLEO
Carlos Francisco Sales de Souza / Barnabé Severiano da Silva
____________________________________________________________

_________________

3.2 – BOCA DE SINO
A Boca de Sino é um equipamento posicionado na extremidade da coluna de produção paraservir de guia para reentrada de ferramentas descidas abaixo da extremidade da coluna, durante operações efetuadas por dentro (through tubing) da mesma, com Arame (SlickLine), Cabo Elétrico (Wire Line) ou Flexitubo (Coil Tubing). O próprio nome sugere sua função. A extremidade em forma de cone dirige as ferramentas para o interior da coluna evitando que as mesmas fiquem presas abaixo da coluna. Verfigura 3.3.
Figura 3.3 - Boca de Sino: (a) Representação de montagem na extremidade da coluna (em vermelho); (b) Foto.

3.3 – SUB DE PRESSURIZAÇÃO
Equipamento componente da coluna de produção que tem por função principal, tamponar provisoriamente a coluna permitindo que a mesma possa ser pressurizada internamente, para acionamento de equipamentos operados hidraulicamente, como por exemplo,Packer’s, Pump-Out’s, Âncora Hidráulica, etc. Outra utilidade seria testar a estanqueidade da coluna de produção após instalação da árvore de natal. Uma vez cumprido sua função de sub de tamponamento temporário, no caso do tipo “HTPS” (Hydro Trip Pressure Sub) fabricação Baker, elevamos a pressão no interior da coluna até o rompimento da sede e liberação da esfera para o fundo do poço. Ver sub de...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • SEMCO EQUIPAMENTOS
  • EQUIPAMENTO DE LOS JUGADORES
  • equipamento de quirofano
  • Poca
  • de todoo un poco
  • Poca
  • a poco
  • De todoo un poco

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS