Era Dos Extremos - Introdução

Páginas: 28 (6910 palabras) Publicado: 6 de octubre de 2011
O SÉCULO: VISTA AÉREA
Olhar panorâmico
DOZE PESSOAS VÊEM O SÉCULO XX

Isaiah Berlin (filósofo, Grã-Bretanha): "Vivi a maior parte do século xx, devo acrescentar que não sofri provações pessoais. Lembro-o apenas como o século mais terrível da história". Júlio Caro Baroja (antropólogo, Espanha): "Há uma contradição patente entre a experiência de nossa própria vida — infância, juventude evelhice passadas tranquilamente e sem maiores aventuras — e os fatos do século xx... os terríveis acontecimentos por que passou a humanidade".

Primo Levi (escritor, Itália): "Nós, que sobrevivemos aos Campos, não somos verdadeiras testemunhas. Esta é uma ideia incómoda que passei aos poucos a aceitar, ao ler o que outros sobreviventes escreveram — inclusive eu mesmo, quando releio meus textos apósalguns anos. Nós, sobreviventes, somos uma minoria não só minúscula, como também anómala. Somos aqueles que, por prevaricação, habilidade ou sorte, jamais tocaram o fundo. Os que tocaram, e que viram a face das Górgonas, não voltaram, ou voltaram sem palavras".

René Dumont (agrónomo, ecologista. França): "Vejo-o apenas como um século de massacres e guerras". Rita Levi Montalcini (Prémio Nobel,ciência, Itália): "Apesar de tudo, neste século houve revoluções para melhor [...] o surgimento do Quarto Estado e a emergência da mulher, após séculos de repressão".

William Golding (Prémio Nobel, escritor, Grã-Bretanha): "Não posso deixar de pensar que este foi o século mais violento da história humana". Ernst Gombrich (historiador da arte, Grã-Bretanha): "A principal característica doséculo xx é a terrível multiplicação da população do mundo. É uma catástrofe, uma tragédia. Não sabemos o que fazer a respeito".

Yehudi Menuhin (músico, Grã-Bretanha): "Se eu tivesse de resumir o século xx, diria que despertou as maiores esperanças já concebidas pela humanidade e destruiu todas as ilusões e ideais".

Severo Ochoa (Prémio Nobel, ciência, Espanha): "O mais fundamental é oprogresso da ciência, que tem sido realmente extraordinário […] Bis o que caracteriza nosso século".

Raymond Firth (antropólogo, Grã-Bretanha): "Tecnologicamente, coloco o desenvolvimento da eletrônica entre os fatos mais significativos do século xx; em termos de ideias, destaco a passagem de uma visão relativamente racional e científica das coisas para outra não racional e menos científica".

LeoValiam (historiador, Itália): "Nosso século demonstra que a vitória dos ideais de justiça e igualdade é sempre efémera, mas também que, se conseguimos manter a liberdade, sempre é possível recomeçar [...] Não há por que desesperar, mesmo nas situações mais desesperadas".

Franco Venturini (historiador, Itália): "Os historiadores não têm como responder a essa pergunta. Para mim, o século xx éapenas o esforço sempre renovado de entendê-lo". (Agosti & Borgese, 1992, pp. 42, 210,154, 76, 4, 8, 204, 2, 62, 80, 140 e 160) Em 28 de junho de 1992 o presidente Mitterrand, da França, apareceu de forma súbita, não anunciada e inesperada em Sarajevo, que já era o centro de uma guerra balcânica que iria custar cerca de 150 mil vidas no decorrer daquele ano. Seu objetivo era lembrar à opiniãopública mundial a gravidade da crise bósnia. E, de fato, foi muito observada e admirada a presença do conhecido estadista — idoso e visivelmente frágil sob o fogo das armas portáteis e da artilharia.

Um aspecto da visita de Mitterrand, contudo, embora claramente fundamental, passou despercebido: a data. Por que o presidente da França escolhera aquele dia específico para ir a Sarajevo? Porque 28 dejunho era o aniversário do assassinato, em Sarajevo, em 1914, do arquiduque Francisco l Ferdinando da Áustria-Hungria, ato que em poucas semanas levou à eclosão j da Primeira Guerra Mundial. Para qualquer europeu culto da geração de Mitterrand, saltava aos olhos a ligação entre data e lugar e a evocação de uma catástrofe histórica precipitada por um erro político e de cálculo. Que melhor maneira...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Introduçao
  • Extremos De Una Función De Dos Variables
  • EJE CON DOS EXTREMOS
  • Equilibrio entre dos extremos
  • Introdução à computação
  • Introducao À Economia
  • Introdução anatomia
  • Extremos

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS