Escuela de evangelizacion espirita infanto juvenil

Páginas: 11 (2656 palabras) Publicado: 16 de marzo de 2011
Children and Youth Spiritist Evangelization

Escola de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil
Proposta Curricular

“Deixai que venham a mim as criancinhas...”

- A Filosofia

Uma filosofia da educação á luz da Doutrina Espírita compreende que “a educação não começa no berço nem termina no túmulo, mas antecede ao nascimento e sucede à morte do corpo físico.” Tal filosofia estáfundamenta nas “noções de imortalidade, de progresso contínuo, de livre-arbítrio, de lei de causa e efeito e de vidas sucessivas, mediante a reencarnação.”
Assim, a filosofia espírita considera o educando durante, antes e depois da experiência copórea
A Evangelização Espírita cumpre sua missão quando procura promover a integração do educando consigo mesmo, com o próximo e com Deus, e quando lheproporciona o conhecimento da lei natural que rege o universo, bem como o da natureza, origem e destinos dos Espíritos e de suas relações com o mundo corporal.

- Fins da Educação: Por que e para que educar?
É de grande importância o concurso da educação no progresso do homen, porque constitui um apreciável reforço à sua vontade e decisão de evoluir. Também estimula a renovados raciocínios,encaminhando o ser para a aquisição de novos valores morais e espirituais, descortinando-lhe mais dilatados horizontes de vida.
O educando é um ser espiritual, criado por Deus, ora vivendo no plano do Espírito, ora respirando num corpo material. Suas tendências e inclinações procedem dele próprio e constituem conquistas acumuladas ao longo de sua caminhada evolutiva. Seu destino é toda a perfeição de que ésuscetível e, para isso, conta com o tempo necessário, pois que seu esforço de aperfeiçoamento não se circunscreve apenas a uma exitência terrena. No corpo e fora dele, dá continuidade ao seu aperfeiçoamento e à sua caminhada na conquista da felicidade.
Com base nesse conceito espírita de educando, a educação formula seus fins que visam, acima de tudo, o seu progresso espiritual, oferecendo-lheo conhecimento de sua origem e de sua destinação.

- Missão da Educação Espírita
Quando todos os homens da Terra souberen que são Espíritos imortais, habitando temporariamente um corpo de carne que a alma, em qualquer parte, recebe de acordo com suas criações individuais; que a semeadura de amor ou ódio origina sempre uma colheita de paz ou de sofrimento; que ninguém pode ser feliz sozinho eque, em consequência, o egoísmo é o maior inimigo da felicidade; que a reencarnação é orientada no sentido de lhes proporcionar os recursos educativos que lhes são necessários e que, além do túmulo, o Espírito continua trabalhando, aprendendo e aperfeioçoando-se, então sim, o Espiritismo terá cumprido sua missão de libertador de consciências e de corações.
Dessa forma, a Evangelização Espíritacontribuirá para a formação de um mundo no qual a fraternidade deixará de ser um ideal a atingir para se tornar uma realidade constante na relação entre indivíduos e povos.

- O Conceito de Evangelização Espírita : O Que É
É a difusão do conhecimento espírita e da moral evangélica pregada por Jesus. O currículo de ensino tem seu conteúdo programático calcado nas Obras Básicas e constitui um cursode Espiritismo. Como a preocupação não é somente com a transmissão de conhecimentos, mas sobretudo com a formação moral; e como a formação moral se inspira no Evangelho, então é muito apropriada a denominação de Evangelização Espírita.

- A Metodologia: Como
O ensino espírita e a moral evangélica são os elementos com os quais se trabalha nas aulas.Esses conhecimentos são levados aos alunos pormeio de situações práticas da vida, pois a metodologia empregada pretende que o aluno reflita e tire conclusões próprias a partir de temas estudados, pois só assim se efetiva a aprendizagem real.
As aulas serão realizadas num ambiente de descontração, sem misticismo, com respeito e grande aproveitamento, pois o aluno participa, questiona, informa-se dirime dúvida, reflete e conclui.
As aulas...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Sm Infanto Juvenil
  • Informe Psicopatologia Infanto Juvenil
  • psicopatologia infanto juvenil
  • Psicopatologia infanto-juvenil
  • Clinica Infanto Juvenil
  • Entrenamiento Infanto-Juvenil
  • Depresion Infanto Juvenil
  • psicopatologia infanto juvenil

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS