Especialista lan

Páginas: 6 (1493 palabras) Publicado: 17 de noviembre de 2010
VAMOS ESTUDAR OS VERBOS

Autores: Ana Catarina; Andreia; Bibiana; Pedro Cardoso. Ano/Turma: 6º A Ano Lectivo: 2007/2008

Pág. Índice ……………………………………………………………………………. 1 Introdução ………………………………………………………………….......... 2

Primeira Parte 1-OS VERBOS 1.1 Conceito ….………………………………………………………………. 3 1.2 Tempo ……………………………………………………………………. 4 1.3 Tempos simples e compostos ……………………………………………. 5 1.4 Modo…………………………………………………………………… 6/7 1.5 Pessoa …………………………………………………………………..... 7 1.6 Número ………………………………………………………………....... 8 1.7 Voz …………………………………………………………………......... 8 1.8 Conjugações ……………………………………………………………... 9 1.9 Formas especiais de conjugação …………………………………........... 10 Segunda Parte 1-JOGO ………………………………………………………………………… 11 1.1 Preparação e instruções do jogo …………………………………………… 12 1.2 Cartas para recortar…………………………………………………………

Bibliografia …………………………………………………………………….

Página-1

Este trabalho tem como objectivo esclarecer algumas dúvidas sobre os verbos e colocar em prática os vossos conhecimentos sobre este tema. Dividimo-lo em duas partes, uma 1ª parte mais teórica que vos ajudará a compreender o funcionamento dos verbos e a 2ª parte “mais lúdica” onde podereis testar os vossos conhecimentos através de um jogo.Página-2

Os verbos são palavras que indicam as acções, estados, processos praticados ou sofridos pelo sujeito, ou que fazem afirmações a seu respeito com indicações de tempo – Presente, Pretérito (passado) ou Futuro. 1. 2. 3. 4. 5. Os meninos visitam a exposição Leonardo da Vinci. A menina tirou boas notas. O Daniel mostrará o telemóvel aos amigos. A Carolina estava na escola. A Marta adoeceu.Na primeira frase, a forma verbal (visitam) indica uma acção no Presente. Na segunda frase, a forma verbal (tirou) indica uma acção no Pretérito Perfeito. Na terceira frase, a forma verbal (mostrará) indica uma acção no Futuro. Na quarta frase, a forma verbal (estava) indica um estado no Pretérito Imperfeito. Na quinta frase, a forma verbal (adoeceu) indica um estado no Pretérito Perfeito. Overbo é uma classe de palavras mais flexível, mais variável da língua e pode variar em:

Tempo

Modo

Pessoa

Número

Voz

Aspecto

Página-3

Tempo
O tempo identifica o momento em que se realiza a acção. Os tempos fundamentais são: Presente Situa a acção no momento da enunciação. Pretérito Situa a acção num momento anterior ao da enunciação. Futuro Situa a acção num momento posteriorao tempo da enunciação. O pretérito pode ser: Imperfeito indica uma acção de modo continuo que aconteceu no passado. Ele lia os livros com muito interesse. Perfeito indica uma acção do passado completamente realizada ou terminada. Ele leu os livros com muito interesse. Mais-que-Perfeito indica uma acção passada anterior a outra também passada. Ele lera os livros com muito interesse. O futuro podeser: Imperfeito situa a acção num momento posterior ao tempo da enunciação. Comprarei o bilhete de avião. Perfeito indica uma acção futura que se concluirá antes de outra também futura. Terei comprado o bilhete de antes de chegares.

Página-4

Algumas formas verbais podem apresentar-se num tempo simples ou num tempo composto. Tempos simples - são formados por um só elemento verbal. Temposcompostos - são formados por meio dos verbos auxiliares ter ou haver e o particípio do verbo que se pretende conjugar.

Ex:
Simples Pretérito Perfeito Composto tenho estudado Simples Pretérito Mais-que-Perfeito Composto tinha estudado estudara estudei

Modo Indicativo Pretérito Perfeito Modo Conjuntivo

tenho estudado Presente tenha estudado tinha estudado P. Imperfeito

Modo IndicativoPretérito Mais-que-Perfeito

Modo Conjuntivo Modo Indicativo Futuro Modo Conjuntivo terei estudado Futuro tiver estudado

tivesse estudado

Página-5

Modo

O modo indica a atitude do emissor em relação ao facto apresentado. Na flexão do verbo distinguem-se os seguintes modos: Modo indicativo Apresenta um facto real.

Os teus amigos foram ao cinema....
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • lana
  • lana
  • Lana
  • lana
  • Lana
  • Lana
  • LAN
  • La Lana

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS