Estudiante

Páginas: 8 (1755 palabras) Publicado: 6 de enero de 2013
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Amanda Senos dos Santos
Letícia Maria da Silva Antônio
Patrícia Emanuella Pimentel Honorato
Thamires de Carvalho Moraes e Silva

Exercícios sobre
Aquisição e
Sociolinguística

Rio de Janeiro,
Junho/2012
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Amanda Senos dos Santos
Letícia Maria da Silva Antônio
Patrícia Emanuella Pimentel Honorato
Thamiresde Carvalho Moraes e Silva

Trabalho entregue à professora
Maria Maura
Na disciplina Linguística I

Rio de Janeiro,
Junho/2012
1) Explique a visão de Chomsky acerca da aquisição da linguagem. Inclua as suas críticas ao estruturalismo americano.

Resposta:
Como bem sabemos, os primeiros estudos sobre da linguagem foram baseados numa visão bahaviorista, o ser humano aprende através decondicionamento. Chomsky por sua vez, impulsionou os trabalhos em aquisição a linguagem a cerca dos anos 50, alegando que a linguagem é “inata”, ou seja, ela possui um tipo de dotação genética de cada um, pois de acordo com inatismo, cada ser humano já nasce com GU ( gramática universal), ou seja, assim ela aprende diferentes frases e palavras sem jamais ter escutado, o mesmo ele possui diante aoestruturalismo americanos, que persistem em tal sistema, e Chomsky retoma a ideia do inatismo, e que podemos observar isto através das primeiras frases formadas pelas crianças.

2) Comente o trecho abaixo referente à abordagem de Tomasello:
Bebês interagem com objetos e com outras pessoas, mas nunca com os dois ao mesmo tempo. Depois de mais alguns meses, mudanças começam a ocorrer e seuscomportamentos envolvem coordenação de suas interações com objetos e pessoas. O termo “atenção conjunta” costuma ser usado para caracterizar todo esse complexo de habilidades e interações sociais. É nessa idade que os bebês começam a sintonizar a atenção e o comportamento dos adultos em relação a objetos/seres exteriores.

Resposta:
Bebês dessa idade, entre nove e dozes meses, começam a se adaptarno mundo e surgi assim novos comportamentos que permitem a eles, agir, procurar e estabelecer interações com o seu ambiente, utilizando de objetos e pessoas, para obter atenção. Ele não está com os sentidos plenamente formados, precisando de outra pessoa para satisfazer suas necessidades, entendendo os “outros” como agentes intencionais.  Isso é uma adaptação exclusiva humana. Também nessa idade,começa a entender e imaginar a maneira a alcançar algum determinado objeto a partir do outro, e utiliza o comportamento de maneira semelhante para chegar ao seu objetivo.

3) Quais são as fases de aquisição de linguagem segundo Radford ?
Caracterize cada uma delas. Por que essa abordagem é inatista?

Resposta:
Segundo Radford, as crianças passam pelas fases:
Pré-Linguística: 0 a 12meses, utiliza balbucios como necessidade de comunicação;
De uma palavra: de 12 a 18 meses, é quando a criança começa a falar  as primeiras palavras como “papai” ou “mamãe”,  mas também podem referir ao ambiente de vida, importante para a criança como água, mamar, etc;
Multivocabular Inicial (fase lexical ou temático-lexical): de 18 a 24 meses, engloba o sistema nominal, verbal, adjetival epreposicional, assemelhando a uma estrutura chamada de sentença curta do adulto. Exemplo : Boneco é minha;
Multivocabular Tardia (fase funcional): de 24 a 30 meses, a fase só é atingida quando a criança domina os sistemas lexicais, sendo um bom interlocutor, produz frases, etc.
Essa abordagem é inatista porque coloca a linguagem em um domínio biológico e cognitivo, está relacionando a um móduloespecífico linguístico e a relação com outros domínios cognitivos é apenas indireta.
“Há também a modularidade cognitiva da aquisição da linguagem: o mecanismo de aquisição da linguagem é específico dela, não exibindo interface óbvia com outros componentes cognitivos ou comportamentais.”
(Scarpa, 2001, p. 209-10)

4) Tomasello também observou a existência de fases para a aquisição da linguagem,...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Estudiante
  • Estudiante
  • Estudiante
  • Estudiante
  • El estudiante
  • Estudiante
  • Estudiante
  • Estudiante

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS