Estudo De Caso - Dibs: Em Busca De Si Mesmo

Páginas: 15 (3606 palabras) Publicado: 1 de diciembre de 2012
1.

Identificação

Nome: Dibs; Idade: 05 anos; Sexo: masculino; Filiação: o pai um cientista renomado e a mãe uma médica e cirurgia de cardiologia; Nível escolar: Educação Infantil.

2.

Queixa principal?

Quando começou a frequentar a escola, Dibs não falava nada e jamais se arriscava a sair de sua cadeira. Durante toda a manhã permanecia sentado, mudo, insensível. Decorridas váriassemanas, principiou a levantar-se e engatinhar ao redor da sala, parecendo perceber algumas coisas à sua volta. Quando alguém se aproximava, Dibs precipitava-se como uma bola no chão e não mais se movia. Nunca olhava diretamente para os olhos de uma pessoa. Jamais respondia quando alguém lhe falava. Sua assiduidade era perfeita. Dibs passava o tempo engatinhando ao redor da sala, escondendo-se sobas mesas ou atrás do piano, olhando livros durante horas. Por muitas vezes, era acometido por acessos de raiva, na hora de ir para casa, ou quando tentavam obrigá-lo a fazer algo que ele não queria.

2.1.

Queixa do paciente?

Dibs apertava as mãozinhas juntas contra o peito e dizia, repetindo várias vezes: - Portas trancadas, não. Portas trancadas, não. Portas trancadas, não. Sua voz traziaum apelo de desesperada ansiedade. - Dibs não gosta de portas trancadas - disse ele. Havia um soluço em sua voz. - Você não gosta que as portas sejam trancadas - disse a ele. Dibs parecia estar sofrendo. Sua voz tornou-se um sussurro. - Dibs não gosta de portas fechadas. Não gosta de portas fechadas e trancadas. Dibs não gosta de paredes à sua volta.

3.

Histórico familiar:

Seu pai era umcientista renomado, conhecido por um homem brilhante, sua mãe era médica e cirurgia, adorava seu trabalho e esperava o sucesso, mas desistiu da profissão devida à gravidez, que não havia sido planejada, houve um desapontamento com o nascimento de Dibs. A presença de Dibs rompe com a vida íntima do casal. Sua irmã mais nova Dorothy,

considerada uma criança muito inteligente e perfeita, ela nãofrequentava a mesma escola que ele, e algumas vezes saiam de casa em companhia da mãe no Central Park e Dibs ficara em casa isolado do mundo social. Dibs teve um relacionamento afetivo nos primeiros anos de vida com a sua avó, que o visitava uma vez por mês durante três anos, até que ela se mudou para Flórida e passou a vir duas vezes ao ano. Dibs demonstrava muito feliz com sua presença e muitotriste com sua partida.

4.

Qual o tipo de problemática abordada na obra? Teorize sobre a problemática e

realize a hipótese diagnostica com articulação teórica. O problema constatado era de ordem afetiva, por parte dos pais em relação ao filho. A não aceitação dos pais tornava a criança uma pessoa rejeitada, que passou a viver em seu próprio mundo. Rejeição dos pais. Sucesso de carreira.5.

Descreva a evolução diagnóstica, demonstrando os profissionais envolvidos no

processo e seus recursos técnicos. Profissionais envolvidos: Pediatra; Psiquiatra; Psicólogos; Professora e auxiliar; Pedagogo. Recursos técnicos: Conversa; Jogos; Brincadeiras; Pintura; Testes e Observação.

6.

Quais as terapêuticas aplicadas ao caso e explique-as conceitualmente.

A Ludoterapia. Seuobjetivo é ajudar a criança a expressar com maior facilidade seus conflitos e dificuldades de forma simbólica, através dos brinquedos. O terapeuta é capaz de ajudá-la a ultrapassar os obstáculos que a impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao seu meio familiar e ou social. Através dos recursos lúdicos, a criança representa seus mundos internos, os quis incluem as situações que mais aafligem.

7.

Descreva a evolução psíquica do sujeito desde o processo diagnóstico até o final

do relato do livro. Dibs aos cinco anos de idade, falava com apenas aquelas pessoa que lhe davam atenção, na escola por mais que tentassem interagir com ele, ele não respondia e tinha acessos de raiva, engatinhava ao redor da sala de aula, se escondia de baixo da mesa e chupava o dedo polegar...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Dibs en busca del yo
  • Dibs, en busca del yo
  • Dibs en busca del yo
  • Dibs En Busca Del Yo
  • Dibs en busca del yo
  • Dibs en busca del yo
  • Dibs en busca del yo
  • Dibs en busca del yo

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS