Fichamento Observando O Familiar

Páginas: 5 (1194 palabras) Publicado: 27 de febrero de 2013
Universidade Federal do Espírito Santo Av. Fernando Ferrari - Goiabeiras


QUEILA MENDES DE MELO





FUNDAMENTOS DE MARKETING(FICHAMENTO DO TEXTO “OBSERVANDO O FAMILIAR – CÁPITULO 9)











VITÓRIA 2012

· RESUMO DAS PRINCIPAIS IDEIAS DO AUTOR:
Gilberto Velho inicia sua discurssão falando que para o pesquisador ver com olhos imparciais a realidade é necessário uma distância mínima do objeto estudado, e diz que a utilização de métodos quantitativos pode ajudar-ló a se manter neutro.
o autor preferenão se aprofundar mais nesse assunto e prefere continuar a discurssão partilhando suas próprias experiências de vida.
Ele segue falando que a antropologia se utiliza de métodos qualitativo, pois julga necessário um contato com o universo investigado, segundo o autor existem detalhes de uma cultura que só ficarão claros se ouver empatia por parte do pesquisador para com aquela cultura. Explicaque esse é o método difícil, devido a distância social e distância psicológica, que pode haver entre o pesquisador e o objeto de estudo. O autor cita uma frase de Da Mata para justificar essa distância antropológica de tranformar "exótico em familiar e o familiar em exótico"
Ele cita como exemplo a sociedade inglesa da década de 30 e uma tribo do Sudão, destaca a distância física e a cultura,apesar de algum membro da tribo, possivelmente, falar inglês, a sua maioria fala dialetos locais, mesmo assim ele mostra que é possível que o ingles mostre empatia por chefes tribais, mais do que por o proletariado de sua região, pois eles podem dividir problemas semelhantes na área da manipulação do conhecimento. Com isso ele destaca a distância social e psicologica, mesmo pela proximidade de regiãonão significa que estejam mais próximos do que se fossem de sociedades diferentes.
Nesse momento o autor aproveita para partilhar uma experiência própria aonde ele se sentou na mesma mesa com quatro pessoas de países diferentes e mesmo assim conseguiram conversar dos mesmo assuntos e partilharem gostos em comum. Diz que a unidade não seria então dada pela língua, mas por experiências e vivênciasda classe, ultrapassando os Estados Nacionais.
O autor explica o fortalecimento do nacionalismo e o surgimento do romantismo, que tenta criar e pesquisar raízes e fundamentos de um povo e rejeição ao que vem de fora vendo como algo negativo. Sem negar ou invalidar ele mostra que essas ideias como algo fabricado, produzido culturalmente e historicamente. Assim o autor volta a destacar o que DaMata diz completando agora que o familiar nem sempre é conhecido, mas o que achamos exótico pode ser até certo ponto conhecido.
Assim o autor mostra outra experiência pessoal, ele não é tão familiar até mesmo aos seus vizinhos que os vê todos os dias, pois a uma distância social e cultural que segundo Da Mata ocorre devido a realidades sociais a sua volta estarem hierarquizadas. Desse modo torna-seindispensável a necessidade do pesquisador membro da sociedade romper todas as barreiras e "pôr-se no lugar do outro", para conseguir fazer uma boa observação do seu objeto de estudo.
Depois o autor ressalta a importância das ciências sociais, dos antropólogos de estarem levantando questinomanetos diferentes, na tentativa de desenvolver uma nova dimensão de investigação científica, oquestionamento do seu próprio ambiente. Assim o autor ressalta que não só grau de familiaridade varia e não é sinônimo de conhecimento, mas pode ser um impedimento se não for um objeto de reflexão sistemático.
O autor volta então a falar da necessidade de objetividade ao analisar a realidade seja ela familiar ou exótica sempre filtrando o ponto de vista do observador.
Ele continua dando outro exemplo...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Trabajo De La Familia Observada
  • Observar y describir. la fenomenología y el contexto familiar
  • Fichamento
  • FICHAMENTO
  • Fichamento
  • Observaciones En Niños Y Sus Familias En Caso De Hemodiálisis.
  • Fichamento
  • Observaciones

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS