Fichamento

Páginas: 3 (602 palabras) Publicado: 30 de noviembre de 2010
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CURSO LEA NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS
PROFª CLÉA ARANHA - DISCIPLINA IDENTIDADES CULTURAIS

Vieira, Liszt (Org.). Identidade e globalização – Impasses eperspectivas da identidade e a diversidade cultural. Rio de Janeiro: Editora Record, 2009.
A função da identitária da Amazônia no imaginário brasileiro – Marijane Vieira Lisboa

FICHAMENTO

* “Desde overde da bandeira nacional até as múltiplas menções em nossos hinos nacionais, os brasileiros sempre se orgulharam de suas florestas.” Pág. 153
* “Sofremos um “complexo de grandeza” que nos fazafirmar, entre outros atributos invejáveis, que possuímos o maior rio do mundo em volume de água e a maior floresta tropical do planeta.” Pág. 153
* “A função identitária da Amazônia no imagináriobrasileiro encobre, portanto, os reais conflitos sociais que dilaceram o ambiente amazônico e que levam à sua destruição acelerada e talvez irreversível.” Pág. 154
* “Em maio de 2000, o Jornal daCiência e em seguida o Estado de S. Paulo divulgaram mensagens eletrônicas denunciando a existência de livros didáticos nos EUA nos quais a Amazônia aparecia representada separadamente do resto doterritório nacional...” Pág. 154.
* “...potências mundiais cobiçaram os abundantes recursos hídricos do país e teriam elaborado planos para deles se apropriarem.” Pág. 155.
* “Ao contrário, oenfrentamento da escassez de água no planeta, longe de contribuir para conflitos, tem conduzido a cooperação e solidariedade entre os países.” Pág. 155.
* ...“sirva de veículo para maiorinterferência de ONGs e organismos estrangeiros da região, o que levaria à internacionalização gradual da Amazônia por vias transversas com aparência de legitimidade.” Pág. 157.
* “...que teria defendido atese de uma gestão internacional de bens públicos comuns, entre eles as florestas tropicais.” Pág. 158.
* “ Ao pressionar por maiores investimentos e maior vigilância dos Estados na área...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • FICHAMENTO
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento Observando O Familiar
  • Fichamento Inacabado
  • Fichamento O Cidadão De Papel
  • Fichamento De História Concisa De Portugal

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS