Fisioterapeuta

Páginas: 28 (6911 palabras) Publicado: 15 de marzo de 2014
ENFERMEDADES CARENCIALES
Son trastornos producidos por la ausencia de sustancias específicas esenciales como las vitaminas, los minerales o los aminoácidos. De forma más genérica incluye aquellas situaciones en las que la sustancia esencial, está presente pero no se absorbe adecuadamente, o cuando el organismo no es capaz de producir algún producto natural esencial como una hormona. Enfermedadescomo el beriberi, el escorbuto, la pelagra o el raquitismo son debidas a la carencia de ciertas vitaminas, y la recuperación es espectacular cuando con la dieta se administran las cantidades adecuadas de la vitamina correspondiente. Algunas formas de anemia se producen por la falta de hierro utilizable (absorbible) en la dieta. En la dieta humana existen al menos diez aminoácidos, diez vitaminasy diez minerales que son nutrientes esenciales, cuya ausencia da lugar a una enfermedad carencial concreta.

DESNUTRICION CALORICO- PROTEICO
A desnutrição protéica provoca uma "desorganização" no tecido da medula óssea e prejudica a produção de células sangüíneas.
Pessoas acometidas por esse tipo de desnutrição - que é o mais freqüente - são mais suscetíveis a infecções e tendem a apresentarpiores respostas a tratamentos contra outras doenças. Testes feitos com camundongos mostram que a deficiência em proteínas provoca uma redução de mais de 25% das células hematopoiéticas (produtoras de células sangüíneas) da medula óssea e altera a matriz extracelular. A matriz, uma espécie de massa que une as células, tem papel fundamental na regulação das células-tronco hematopoiéticas - permite,por exemplo, a interação e a troca de substâncias entre elas.
Com essas alterações, o ciclo das células na medula óssea fica comprometido. "O organismo com deficiência em proteínas produz células sangüíneas em menor quantidade e boa parte delas com anomalias".
Por isso, pessoas desnutridas apresentam anemia (redução do número de glóbulos vermelhos) e leucopenia (redução do número deleucócitos), acarretando maior vulnerabilidade a infecções.
Há vários estados de nutrição inadequada, como a desnutrição calórico-proteica, que é a primeira causa de morte infantil nos países em desenvolvimento. Esta afecção é causada por um consumo inadequado de calorias, que produz uma deficiência de proteínas e micronutrientes (nutrientes requeridos em pequenas quantidades, como vitaminas eoligoelementos). Um rápido crescimento, uma infecção, uma ferida ou uma doença crónica debilitante podem aumentar a necessidade de nutrientes, particularmente nos lactentes e crianças pequenas que já estavam desnutridos.
Há três tipos de desnutrição calórico-proteica: seca (a pessoa está magra e desidratada), húmida (o indivíduo incha devido à retenção de líquidos) e um tipo intermédio. O tipo seco,denominado marasmo, O tipo húmido é chamado kwashiorkor,e o tipo intermédio de desnutrição calórico-proteica denominado kwashiorkor marasmático.

Tratamento:
Uma criança com desnutrição calórico-proteica é em geral alimentada por via endovenosa durante as primeiras 24 a 48 horas de hospitalização. Devido a estas crianças terem invariavelmente graves infecções, em geral acrescenta-se umantibiótico aos líquidos administrados. Mal o possa tolerar, dá-se-lhe por via oral um composto cujo constituinte básico é o leite. A quantidade de calorias é aumentada de forma gradual, de tal maneira que uma criança cujo peso é de 6 kg a 8 kg quando é internada no hospital aumenta à volta de 3 kg em doze semanas.
O tratamento dietético específico para a desnutrição depende da gravidade da doença e deoutros sintomas de deficiência que podem estar presentes. Considerando que a deficiência protéico-calórica ocorre principalmente na infância, uma maneira fácil e barata para a prevenção é o incentivo ao aleitamento materno. Ensinar a forma correta de desmame às mães, também constitui uma orientação essencial na prevenção da desnutrição.
A oferta de leite é fundamental na dieta da criança, pois...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • fisioterapeuta
  • fisioterapeuta
  • Fisioterapeuta
  • Fisioterapeuta
  • fisioterapeuta
  • fisioterapeuta
  • Fisioterapeuta
  • Fisioterapeuta

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS