Florianopolis

Páginas: 45 (11126 palabras) Publicado: 30 de agosto de 2012
FLORIANOPOLIS


Fundacion

Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina e uma das três ilhas-capitais do Brasil. Destaca-se por ser a capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento humano (IDH), também e a quarta cidade brasileira com a melhor qualidade de vida.

Localiza-se no centro-leste do estado de Santa Catarina e é banhada pelo Oceano Atlântico. Grande parte deFlorianópolis (97,23%) está situada na Ilha de Santa Catarina, possuindo cerca de 100 praias, consideradas também as continentais.

Originalmente denominada "Ilha de Santa Catarina", já que Francisco Dias Velho, o fundador do povoado, chegou ao local no dia de Santa Catarina. Ela continuou por muito tempo sendo assim chamada, inclusive ao se tornar vila com o nome de Nossa Senhora do Desterro.Com a Proclamação da República a vila elevou-se a cidade, quando decidiram fortalecer o nome correto, mas agora passando apenas a se chamar "Desterro", nome esse que desagradava aos moradores, pois este termo lembrava "desterrado", ou seja, alguém que está no exílio ou que era preso e mandado para um lugar desabitado. Esta falta de gosto pelo nome fez com que algumas votações acontecessem para umapossível mudança. Uma das sugestões foi a de "Ondina", nome de uma deusa da mitologia que protege os mares. Este nome foi descartado até que, com o fim da Revolução Federalista, em 1894, em homenagem ao então presidente da República Floriano Peixoto, Hercílio Luz mudou o nome para Florianópolis. Mas é preciso que se diga que Floriano Peixoto não era uma autoridade com popularidade na cidade eenfrentou grande resistência de seu governo em Desterro. Como a cidade era um dos principais pontos que se opunham ao presidente, este mandou um exército para a cidade para que fosse derrubada esta resistência. Deste nome deriva o apelido Floripa, pelo qual a cidade é amplamente conhecida.

Cracteristicas de la población


O município de Florianópolis possui uma população de 421.203 habitantes. Apopulação de Florianópolis é bastante diversa, embora a maioria seja de ascendência europeia. A população da cidade é majoritariamente de origem portuguesa, com destaque para os colonos açorianos que colonizaram a região em meados do século XVIII. Também são importantes numericamente os descendentes de alemães e italianos que começaram a chegar à cidade no início do século passado, vindos dasdiversas colônias do interior de Santa Catarina.

A cidade soma cerca de 10 mil novos moradores por ano, além de dobrar sua população durante a temporada de verão.


Musica
A predominância do açoriano sobre os demais elementos componentes da formação cultural de Florianópolis, como de resto em todo o litoral de Santa Catarina, determinou a acentuada influência açoriana nas manifestaçõesfolclóricas da Ilha de Santa Catarina.
Excluídas as danças, cantigas e brincadeiras trazidas pelos imigrantes vindos de Açores, verificam-se tênues traços de influência espanhola, muito raros, em virtude do restrito período de tempo sob a ocupação castelhana.
Dentre as manifestações folclóricas mais praticadas pelo florianopolitano, destacam-se as chamadas "Brincadeiras de Boi", que demonstram o carátereminentemente rural do açoriano aqui aportado, que, ao contrário do que se poderia imaginar, liga-se sob este aspecto mais à terra do que ao mar. Quatro são as principais "Brincadeiras de Boi":
• A dança do Boi de Mamão
• O Boi de Campo
• O Boi de Vara
• Farra do Boi
Outras manifestações folclóricas na Ilha de Santa Catarina são: a Dança do Pau de Fitas, de tradição ibérica,com suas danças de roda em torno de um mastro colorido, a Cantoria do Divino, a Dança do Cacumbi e, no artesanato, a renda de bilro. A renda de bilro surgiu na Itália e difundiu-se em seguida pela Europa, até chegar a Portugal. O que diferencia a renda de bilro das demais modalidades de bordados é que os pontos são feitos "no ar", sem um tecido como base. A Lagoa da Conceição é o lugar que...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • ruta desde buenos aires a florianopolis
  • Resenha Herrera Flores, Joaquin. De Que Falamos Quando Tratamos De Direitos Humanos: Os Direitos Humanos Como...

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS