Gestão da informação

Páginas: 5 (1104 palabras) Publicado: 29 de septiembre de 2010
GESTÃO DA INFORMAÇÃO

Tania Serra
Universidade do Porto
Portugal

ABSTRACT

To understand the information management process in their organizations this study proposes: the conceptual basis and elements needed for the manager of the information, the properties of information and the life-cycle of the same. Emphasizes the professional qualifications required to manage organizationalinformation, based on the literature of the area and opinions of the author.

KEYWORDS

Information Management, competences,

1 INTRODUÇÃO

A informação é “um factor estruturante das organizações e da evolução social” , apresentando valor significativo no contexto organizacional por estar integrada com os processos, pessoas e tecnologias. A gestão da informação é um factor primordial para odesenvolvimento pois requer o acesso rápido a baixo custo para o funcionamento eficaz.

2 A GESTÃO DA INFORMAÇÃO

As organizações, cada vez mais, se dão conta de que a informação é um recurso estratégico que tem custo, preço e valor. Sendo assim, existe a necessidade dela ser gerenciada assim como são os recursos financeiros, materiais e humanos. Essa crescente necessidade de gerenciar ainformação, levando-se em conta também os aspectos humanos e das tecnologias de informação e comunicação, teve como resultado a proposta da formação de uma área profissional, originalmente chamada de Information Resources Management (Moraes and Fadel, 2008).

A gestão da informação de uma organização implica no domínio dos diferentes tipos de informações e na dinâmica de seus fluxos, no ciclo devida de cada informação e o conhecimento das pessoas sobre o manejo da informação e da sua cultura informacional.

Segundo Farias (), é necessária para a manutenção da competitividade organizacional, torna-se imprescindível o desenvolvimento de estratégias voltadas a ela, de forma que sejam catalisados os fluxos de informação, buscando, entre outras coisas, subsidiar o processo de tomada dedecisão. O desenvolvimento de acções estratégicas direccionadas à manutenção e ao crescimento da organização necessita de informações precisas, de modo que sejam potencializadas durante o processo de análise, interpretação, reflexão e definição da acção a ser empregada sobre o fenómeno já exposto.

A gestão da informação deve ser valorada sistémicamente em diferentes dimensões de modo que sejapermitido a sua aplicação em qualquer tipo de organização. É necessária para a manutenção da competitividade organizacional.

Porém, dificilmente uma organização alcançará a vantagem competitiva, sem utilizar abordagens e métodos de gestão mais voltados às pessoas, muito menos sem propiciar a interacção com a informação e com o conhecimento (Moraes and Fadel, 2008).

Para Ponjuán Dante (2007 apudMoraes and Fadel, 2008),

“son los seres humanos los que se responsabilizan de la calidad, los que pueden marcar las diferencias entre procesos u organizaciones y aun entre ellos mismos. Una de las principales entidades de los sistemas de información es el hombre. De hecho, en la conformación de los sistemas de información hay una notable presencia de personas. Podrían no existir equipos u otrosmedios, pero el hombre es el que genera, analiza, filtra, interpreta, integra y usa información. De personas de diferente nivel, de diversas especialidades, depende el éxito de los sistemas de información.”

3 PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO

Le Coadic (1996 apud Farias, 2007) define os profissionais da informação como pessoas que adquirem informação registrada em diferentes suportes, organizam,descrevem, indexam, armazenam, recuperam e distribuem essa informação em sua forma original ou como produtos elaborados a partir dela. Além de classificá-los em três grandes eixos, quais sejam: os especialistas da informação (analista da informação, gerente da informação e planejadores de sistema de informação); os empresários da informação (profissionais que criam empresas de produtos e/ou...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Evolução Historica Da Tecnologia Da Informação
  • Gestão Da Distribuição
  • Gestão Da Educação
  • Modelo De Gestão Da Cadeia De Suprimentos No Supermercado Lazzari
  • Gestao Empresas
  • O Cadastro Positivo Como Instrumento De Redução Do Problema De Assimetria Da Informação Na Concessão Do Crédito...
  • Gestão De Resíduos
  • Gestao Financeira

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS