Gestao das emoçoes e bem-estar no trabalho

Páginas: 10 (2394 palabras) Publicado: 24 de enero de 2012
GESTÃO EMOCIONAL

Uma Alternativa ao Bem-estar no Trabalho e Excelência Organizacional.

Autor: Wellington Donizetti Silverio
INTRODUÇÃO
Em ambiente de elevada pressão, competição e necessidade de criação de diferenciais consistentes que contribuíam com a longevidade das organizações, observa-se a busca de radicais transformações nos modelos de gestão de negócios e gestão do serhumano no meio empresarial. No campo central dos estudos atuais acerca do comportamento humano e das relações com as diversas instituições em que o homem se vê inserido, figuram os esforços voltados à compreensão do papel e real valor de sua contribuição ao ambiente de trabalho e fortalecimento das organizações. Crescentes se mostram a preocupação e o entendimento sobre os fatores que impactam obem-estar geral, o bem-estar no trabalho e as variáveis emocionais oriundas das relações interpessoais comuns a todo organismo social. A combinação de temas emergentes e ricos em significância como o bem-estar no trabalho, a satisfação, o envolvimento, o comprometimento organizacional afetivo, as emoções, os afetos e os sentimentos, se caracterizam como vasto e instigante campo de reflexão e pesquisavisando uma adaptação mais ampla e efetiva do ser humano ao ambiente organizacional e, bem como das organizações frente ao contexto global de competitividade e diferencial focados na humanização do ambiente interno de trabalho.
Sob a influência desse novo olhar é que se faz desafiadora a exploração e compreensão do impacto das emoções frente ao bem-estar no trabalho como uma importantevariável ao adequado ambiente interno, possibilitando assim o fortalecimento das organizações.
Os aspectos positivos das relações entre indivíduos e organizações têm sido foco de atenção da psicologia positiva, que não focada na reparação de danos causados pelas doenças, busca a construção e pesquisa de aspectos positivos que, entre outros, promovam a saúde integral do ser humano.

Bem-estar notrabalho
Os entendimentos iniciais sobre o bem-estar datam da época da Grécia antiga, tendo como base os estudos de renomados filósofos que buscavam a melhor compreensão acerca das bases da felicidade e uma vida feliz. A partir das suposições da filosofia, a psicologia inspirou-se na busca da compreensão sobre o tema com a proposta de ampliação de seu entendimento para uma concepção maisabrangente que viria a denominar-se bem-estar. Nos dias atuais, o bem-estar é visto como um conceito que agrega elementos positivos que extrapolam a simples visão de conforto geral, apresentando diversas vertentes e, dentre elas o bem-estar no trabalho. Apesar de o conceito de bem-estar no trabalho e seu impacto derivado das variáveis emocionais serem algo novo no ambiente organizacional, já épossível afirmar que este seja um estado psicológico sustentado, em especial, pela vivência de emoções positivas no contexto organizacional.
Em 2008, um novo e integrativo olhar de bem-estar no trabalho foi proposto e concebido como um conceito composto por três componentes: satisfação no trabalho, envolvimento com o trabalho e comprometimento organizacional afetivo; sendo que estes conceitosforam isoladamente consolidados pela psicologia organizacional, representando vínculos positivos com o trabalho e com a organização.

Figura 1 – Modelo teórico de bem-estar no trabalho (BET). Fonte: Siqueira (2008).

Satisfação no trabalho

Por satisfação no trabalho compreende-se o resultado ou a consequência de experiências pessoais que ocorrem no meio organizacional e que,invariavelmente se irradiam para a vida social do indivíduo, podendo afetá-lo positiva ou negativamente tanto na esfera pessoal como familiar e neste tocante o entendimento da abrangência do tema se torna ainda mais relevante, pois extrapola os limites das emoções, competitividade e qualidade organizacionais, com potencial para influenciar a qualidade física e psicológica do trabalhador e de sua família....
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • EMOC
  • trabalhos
  • Trabalho
  • Trabalho
  • Trabalho
  • Trabalhando Com Princípios E O Vídeo
  • Trabalho
  • Trabalho

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS