Gestão financeira

Páginas: 11 (2511 palabras) Publicado: 2 de febrero de 2012
Curso MBA em
Gestão Estratégica em Negócios
Disciplina:
Gestão Financeira

Junho de 2010


Marciela Rodrigues Machado de Sousa



estrutura de capital

Gestão X Alavancagem Financeira


Resumo

O mercado de hoje é globalizado e altamente competitivo o que torna indispensável o uso de ferramentas para análise do desempenho empresarial visto que uma gestão financeira eficaztornou-se atualmente um fator crítico de sucesso. Independente do porte de cada uma são necessários controles financeiros adequados de acordo com a necessidade de cada uma, devem fornecer aos seus gestores, informações mínimas necessárias para mensuração dos resultados e também para avaliar as metas financeiras propostas, evitando assim situações de desconforto financeiro tornando-as sempre aptas paratomada de decisão com base em informações confiáveis e precisas, proporcionando subsídios necessários para um monitoramento eficiente de seus resultados.


Palavras-Chave: Mercado, Informação, Financeira, Resultados.

1. Introdução

NO PRESENTE TRABALHO APRESENTAM-SE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DA EMPRESA ESCOLHIDA NO EXERCÍCIO DO ANO DE 2009, ONDE SERÃO APLICADAS ALGUMAS FERRAMENTASDE GESTÃO PARA UMA ANÁLISE PROFUNDA DE SEUS RESULTADOS PODENDO MENSURAR SEUS ATIVOS E PASSIVOS COM BASE EM INFORMAÇÕES CONFIÁVEIS COMO TAMBÉM SUA ESTRUTURA DE CAPITAL E ALAVANCAGEM FINANCEIRA.
O sistema de analise Dupont que será demonstrado mais a frente, tem sido, há muitos anos, usado pelos administradores financeiros como uma estrutura para analisar as demonstrações financeiras e avaliara situação econômico financeira da empresa.
Já a Demonstração de Fluxo de caixa é uma demonstração financeira destinada a fornecer informações relevantes sobre os pagamentos e recebimentos, em dinheiro, ocorridos durante determinado período (Iudícibus, Martins, Gelbcke, 2000, p. 351).
Os índices de rentabilidade procuram evidenciar qual foi a rentabilidade dos capitais investidos, ouseja, o resultado das operações realizadas por uma organização, por isso, preocupam-se com a situação econômica da firma.
Alavancagem financeira é a parcela gerada na utilização de capital de terceiros que, ao somar-se com o retorno das atividades operacionais formam o retorno final do acionista. Segundo a definição de BRIGHAM e HOUSTON (1999, p.456), alavancagem financeira é o grau deutilização de títulos de renda fixa (de dívida e ações preferenciais) na estrutura de capital de uma empresa.
Como base nessas teorias foi feita a análise financeira da empresa ilustrando por meio de quadros e valos numéricos seus resultados.



2. Sistema de análise dupont

O Dupont reúne a margem líquida, a qual mede a lucratividade sobre as vendas, como o giro do ativo total, no segundopasso relaciona a taxa de retorno sobre o ativo total à taxa de retorno sobre o patrimônio líquido que é obtido multiplicando-se a taxa de retorno sobre o ativo total pelo multiplicador de alavancagem financeira, que representa o índice de endividamento geral da empresa. A tabela abaixo ilustra essa síntese, com base nos valores obtidos pela empresa.



1. Visão

A empresa acredita que épapel de toda empresa conceber e praticar ações que contribuam para um desenvolvimento econômico equilibrado, com preservação ambiental e justiça social.

2. Missão

Uma empresa consciente realiza suas atividades atenta aos impactos de suas ações na natureza, nas comunidades e no mercado, tendo como objetivo promover a qualidade de vida de todas as partes envolvidas no negócio, comoequipe, fornecedores, parceiros e clientes.

3. Princípios

A empresa procura ser reconhecida por um trabalho de qualidade, idoneidade e, acima de tudo, respeito ao usuário. Para nós o mais importante são as pessoas.

4. Gestão Atual

Não existem processos descritos ou os processos não são divulgados para as linhas de frente. Os atendentes não têm um procedimento específico para...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Analis financeira
  • Gestao Empresas
  • Gestão De Resíduos
  • Gestão
  • Agencias De Qualificação Financeira
  • Gestão recursos humanos
  • Logística hospitalar – gestão de farmácias
  • Res Gestae Divi Augusti

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS