Gestão

Páginas: 16 (3875 palabras) Publicado: 10 de noviembre de 2012
O que é Controladoria?
A Controladoria é vista como um conjunto de mecanismos de coordenação e controle das relações contratuais, internas à firma, ou entre a firma e terceiros, incluindo contratos simples de fornecimento, ou complexos, como: franquias, redes e alianças. Portanto, a Controladoria atua como geradora de equilíbrio nas relações, sendo alimentada pelas informações providas pelaContabilidade.

O aumento da complexidade na organização das empresas, o maior grau de interferência governamental por meio de políticas fiscais, demanda por melhores práticas de gestão, criando a necessidade de um sistema contábil mais adequado para um controle gerencial mais efetivo, têm sido, algumas das razões para que a responsabilidade com o gerenciamento das finanças das empresas aumentedentro do processo de condução dos negócios.

Conseqüentemente, a função e a responsabilidade do executivo financeiro, individualmente, têm mudado.

Considerando essas razões, a separação entre a função contábil e a função financeira foi o caminho lógico a ser tomado e, nesse período ocorreu o nascimento e o desenvolvimento de uma função diferenciada de Controladoria.

Segundo Mossimann, Alvese Fisch.

“a Controladoria consiste em um corpo de doutrinas e conhecimentos relativos à gestão econômica. Pode ser visualizada sob dois enfoques:

a) como um órgão administrativo com uma missão, função e princípios norteadores definidos no modelo de gestão do sistema empresa;
b) como uma área do conhecimento humano com fundamentos, conceitos, princípios e métodos oriundos de outrasciências”.

Missão da Controladoria

A missão da Controladoria é zelar pela continuidade da empresa, assegurando a otimização do resultado global da mesma.

A Nova Controladoria do século XXI.

O novo cenário da Administração coloca desafios à gestão das organizações, particularmente, quanto à agilidade do processo decisório para acompanhar a velocidade das mudanças das variáveisambientais, induzindo a necessidade de organizações enxutas e integradas, onde todos gestores têm um único objetivo: tornar a organização eficaz.
Surge daí a visão da administração por resultados, onde o desempenho dos gestores é medido e cobrado com base nos resultados mensuráveis.
- Mas quais são os resultados e desempenhos que interessam para a organização como um todo?
- Qual é a proposta de modelode performance mais adequada à empresa ?
- Quais são as condições que devem ser criadas e disponibilizadas aos gestores para conduzir a empresa no máximo de seu aproveitamento e capacidade?
É nesse contexto que surge a “Nova Controladoria”, responsável pela coordenação e disseminação dessa tecnologia de gestão por resultados, assumindo o papel de órgão aglutinador e direcionador de esforços dosdemais gestores que conduzam à otimização do resultado

O Controller

É o gestor encarregado do departamento de Controladoria; seu papel é, por meio do gerenciamento de um eficiente sistema de informação, zelar pela continuidade da empresa, viabilizando as sinergias existentes, fazendo com que as atividades desenvolvidas conjuntamente alcancem resultados superiores aos que alcançariam setrabalhassem independentemente.
O Controller tem como tarefa manter o executivo principal da companhia informando sobre os rumos que ela deve tomar, aonde pode ir e quais os caminhos que devem ser seguidos.

O SISTEMA DE INFORMAÇÕES

Conjunto integrado de informações, cujo propósito é: apoiar as operações e funções de gerenciamento de uma empresa; propiciar análise de situações e tomada dedecisões.

CLASSIFICAÇÃO DO SISTEMA

SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS

* Adequada estrutura de controles internos – APOIO AO CONTROLE ORGANIZACIONAL.

* Sistema de controles internos:
* ferramenta eficaz de apoio à controladoria;
* manutenção de boas práticas de governança corporativa.

Controle Organizacional e o Sistema de Controles internos

* Garantir a eficácia...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Gestao Financeira
  • Gestão De Resíduos
  • Gestão recursos humanos
  • Logística hospitalar – gestão de farmácias
  • Res Gestae Divi Augusti
  • Gestão e orçamento público
  • Gestão da informação
  • Concepção De Ser Humano E Gestão De Pessoas

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS