Grupos De Interesse Estadunidense Na Administração Nixon E A Convenção Para A Proibição De Armas Biológicas E Toxinas

Páginas: 10 (2359 palabras) Publicado: 12 de diciembre de 2012
Grupos de interesse estadunidense na administração Nixon e a Convenção para a Proibição de Armas Biológicas e Toxinas
AF de Análise de Política Externa

Bruno Bechtlufft
Dandara Saraiva
Igor Figueiredo

Introdução
Este trabalho pretende analisar a atuação dos grupos de interesse no início anos 70 nos Estados Unidos da América que levaram o governo Nixon a assinar e promover a Convençãopara a Proibição de Armas Biológicas e Toxinas (The Biological and Toxin Weapons Convention - BTWC).
Dessa forma, primeiramente este trabalho apresentará o que foi a Convenção para a Proibição de Armas Biológicas e Toxinas - BTWC - de 1972 e suas anuências na comunidade internacional, principalmente no que tange a participação estadunidense que, em conjunto com a União Soviética, foi oimpulsionador do BTWC.
Em um segundo momento, buscar-se-á fazer um apanhado geral do que são grupos de interesse e qual a sua forma de atuação na política externa. Após, será pormenorizada uma pequena análise desses grupos de interesse frente a BTWC, desde os momentos históricos que antecedem sua elaboração até a assinatura simultânea em Moscovo, Washington e Londres por mais de 100 nações, dentre elas, ospólos de poder vigentes na época: Estados Unidos e União Soviética.

Convenção para a Proibição de Armas Biológicas e Toxinas (The Biological and Toxin Weapons Convention - BTWC)

A Convenção para a proibição de armas biológicas e toxinas, também conhecida pela sua sigla em inglês BTWC - The Biological and Toxin Weapons Convention - foi assinada em 10 de abril de 1972 nas cidades de Moscovo,Washington e Londres, simultaneamente, e entrou em vigor em 1975. Segundo Nascimento (2008), o BTWC é um tratado mundial e multilateral que tem como objetivo a proibição do uso e desenvolvimento de pesquisas científicas de armamento biológico.
Almeida (2006) relata que a BTWC foi um avanço ao Protocolo de Genebra de 1925, que proíbe o uso de armas químicas e biológicas em guerras, considerandotambém, o cenário da segunda metade do século XX com a corrida armamentista bipolarizada. A autora apresenta o histórico que antecede a elaboração e assinatura do BTWC, na medida em que durante o início da década de 50, os dois pólos de poder, Estados Unidos e União Soviética, ameaçavam abertamente o uso de armas biológicas e os programas de construção desse tipo de armamento não eram mais secretos,pelo contrário, ambos faziam questão de que não o fossem. Em 1953, a estrutura do DNA é descoberta e novas possibilidades de aperfeiçoamento do armamento biológico com o campo da Biologia Molecular emergem nesse cenário bipolar.
Pires e Silva (2009) expõem que em 1951 foi criado o programa de armas biológicas estadunidense, que foi oficialmente encerrado em 1969, pelo presidente Nixon através de umanúncio internacional de que os Estados Unidos acabariam unilateralmente com seu programa de armas biológicas e destruiriam todo o armamento desse tipo. De acordo com Tutunj (2003), entre 1971 e 1972, os estoques de armamento biológico americano foram destruídos e através de um acordo bilateral com a então União Soviética para renuncia ao emprego ofensivo de armas biológicas, os Estados Unidospassam a ser o principal impulsionador do BTWC pela administração Nixon.
Tutunj (2003) destaca que esse acordo bilateral entre a União Soviética e os Estados Unidos serviu de base para o estabelecimento do BTWC. Nascimento (2008) apresenta que a principal motivação americana e soviética era limitar e dificultar o acesso de Estados falidos a esse tipo de armamento, tendo em vista seu baixo custo deprodução. Tutunj completa o raciocínio de Nascimento ao pontuar que "o principal objetivo de uma arma biológica é instaurar o pânico na população-alvo" (TUTUNJ, 2003. Pg.18), desta forma, para Nascimento (2008), quanto mais elevado o grau de falência, maior a probabilidade dele se tornar um facilitador para a produção desse tipo de armamento para organizações terroristas.

FIGUEROA‑VILLAR,...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Toxinas Biologicas
  • armas biologicas
  • Armas Biológicas
  • Armas Biologicas
  • Armas biologicas
  • ARMAS BIOLOGICAS
  • armas biologicas
  • armas biologicas

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS