Grupos Religiosos De La Época De Jesus

Páginas: 45 (11227 palabras) Publicado: 11 de marzo de 2013
FARISEUS
O nome fariseu deriva de um vocábulo hebraico traduzido por “separado”, embora alguns estudiosos considerem o termo como de significação incerta. Apareceram os fariseus, pela primeira vez, como um grupo distinto, pouco tempo depois da revolta encabeçada pelos Macabeus (que libertou os judeus do governo sírio opressivo), em cerca de 140 a.C. Usualmente, eles vinham dentre a massa de povocomum, e nisso faziam contraste com os saduceus, que geralmente eram provenientes da aristocracia. O movimento desse grupo, no inicio, envolvia uma espécie de grupo reformador, que buscava purificar e defender a sua religião. Eram os porta-vozes das opiniões da maioria das massas populares. Após alguns anos se intrometeu nas fileiras do farisaísmo uma grande quantidade de atitudes legalistas eritualistas, e isso serviu apenas para escurecer os propósitos originais do grupo. Embora continuassem ortodoxos em suas palavras, gradualmente foram perdendo a presença e a aprovação de Deus, e se tornaram representantes inadequados da porção melhor do Judaísmo. Sob a orientação de João Hircano (134-104 a.C.) exerceram grande influência e gozaram do apoio geral da população judaica. Porém, quandoromperam com ele, João Hircano se voltou para os saduceus. Em face disso, os dois grupos se tornaram adversários daí por diante, não somente no tocante às questões do poder político, mas também no que diz respeito às questões religiosas.
Os fariseus fizeram oposição à Alexandre Janeu (103-78 a.C.), e chegaram ao extremo de apelar para a ajuda do rei selêucida, Demétrio III. Por causa disso é que,quando Janeu triunfou, vingou-se deles, crucificando cerca de oitocentos dos líderes dos fariseus. No leito de morte, entretanto, aconselhou sua esposa que permitisse a restauração do grupo no poder político; e então, a partir desse momento começaram a dominar o Sinédrio, o principal tribunal religioso e civil da época, entre os judeus, o que continuou até a destruição de Jerusalém, no ano 70d.C. Apesar de exercerem notável autoridade, na realidade os fariseus eram um grupo de minoria.
História e caracterização geral – Os fariseus, pelo menos em certo sentido, representavam a continuação dos ideais de Esdras, visto que eles eram mestres (com frequência, escribas) que tentavam levar avante o ministério de ensino, fazendo-o com grande meticulosidade. No começo do século II a.C., eles eramchamados hasidim (santos de Deus). O termo hebraico perushim (fariseus) é de origem incerta, embora seja claro que um grupo com essa denominação surgiu após a revolta dirigida pelos Macabeus. Esse nome ocorre pela primeira vez nos textos que tratam sobre os reis sacerdotes hasmoneanos. Grande parte da história do farisaísmo trata a respeito da oposição que eles exerciam contra aquilo queconsideravam forças transigentes e destrutivas do Judaísmo, o partido dos saduceus. Estes representavam a abastada classe sacerdotal, ao passo que os fariseus eram os conservadores bíblicos, até mesmo fanáticos. Em certo sentido, o farisaísmo foi uma força democratizante dentro do Judaísmo, que tentava salvar o sistema do controle rígido da classe sacerdotal dos saduceus. Os fariseus eram os porta-vozesdas massas oprimidas, visto que, essencialmente pertenciam a essa classe. Portanto, entre eles apareceram figuras radicais, que se opunham ao governo estrangeiro, ao passo que os saduceus, felizes e satisfeitos com o poder e a prosperidade material de que dispunham, preferiam conservar o status quo.
Como um todo, o farisaísmo pode ser recomendado por seu senso de justiça e de elevado valor ético.O Novo Testamento, contudo, alude a eles como hipócritas e descendentes de víboras, embora devamos relembrar que isso era aplicado a alguns poucos líderes moralmente pervertidos entre eles. Muitos dos primeiros líderes da Igreja se converteram dentre os fariseus (At 15:5). O nobre Gamaliel, que fora um dos mestres de Paulo, era fariseu. Naturalmente, o próprio Paulo pertencia a esse grupo e, em...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Movimientos Religiosos Época De Jesus
  • Grupos Religiosos En El Tiempo De Jesús
  • Grupos Religiosos Del Tiempo De Jesus
  • Grupos Religiosos En Los Tiempos De Jesus
  • Epoca De Jesus
  • Grupos Religiosos
  • Grupos Religiosos
  • Discurso tipo religioso: Jesus.

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS