Guerra Fria: A Era Do Medo

Páginas: 3 (678 palabras) Publicado: 23 de junio de 2012
Por: Alex Júnior Costa da Silva
Título: Jogo de Xadrez

O livro “Guerra Fria: A era do medo” aborda o drama mundial ao viver a ameaça da destruição nuclear do planeta, sob a crítica dos autoresJosé Augusto Dias Júnior, que é mestre em história social pela USP, e Rafael Roubicek, administrador formado pela FGV-SP.
Os autores, primeiramente, destacaram “a formação do primeiro Estado comunistacomo um acontecimento intolerável para os países capitalistas” (p. 05), já que a política aplicada na chama União Soviética defenderia, por exemplo, o fim da propriedade privada e poderia se alastrarpor outros países. Apenas uma situação de extrema importância poderia unir defensores do capitalismo e do socialismo e, em 1943, os líderes da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, EstadosUnidos e Inglaterra se uniram militarmente contra as forças do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), um inimigo comum. Numa ação conjunta e coordenada dos países denominados Aliados, o Eixo foi derrotado na 2ªGuerra Mundial. Em reuniões pós-guerra como a Conferência de Ialta, em 1945 e a de Potsdam no mesmo ano mostraram que a “união dos Três Grandes [os Aliados] se transformava rapidamente na disputa deapenas dois – EUA e URSS” (p. 12-13) e serviram para provar que, como os próprios autores apontam, a aliança produtiva nos tempos de guerra não sobreviveria aos anos de paz. Josef Stalin não seamedrontara com a bomba atômica de Harry Trumman lançada nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, já que, até mesmo, havia iniciado o seu próprio programa nuclear e o mundo percebia o quanto o poderia bélicoamericano era capaz. Para os países capitalistas, liderados pelos EUA, “a URSS passava a ser vista como uma nova ameaça à liberdade e à democracia (...), o perigo comunista” (p.16). Começa a GuerraFria, com demonstrações de forças e ameaças indiretas.
O mundo estava dividido em dois blocos pela chamada “Cortina de Ferro”. Segundo Dias Júnior e Roubicek, quase tudo seria feito para a conquista...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Guerra fria
  • La guerra fria
  • La guerra fria
  • Guerra fría
  • La guerra fría
  • Guerra fria
  • La Guerra Fria
  • La Guerra Fria

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS