Guia conservação de alimentos

Páginas: 13 (3174 palabras) Publicado: 20 de septiembre de 2012
GUIA
DE CONSERVAÇÃO

DOS ALIMENTOS

INTRODUÇÃO
A alimentação é uma necessidade básica do Homem. Uma alimentação variada e equilibrada é fundamental para o bem-estar físico e emocional. Os consumidores esperam que os alimentos que compram e consomem sejam apetecíveis, nutritivos e ao mesmo tempo seguros. Este último aspecto significa que os alimentos consumidos não podem colocar a saúde doconsumidor em perigo. Mas, como diz o velho provérbio chinês, “quem não tem alimento, tem um problema, quem tem alimentos, tem vários problemas”. Muitos dos casos de diarreia, vómitos e mal-estar de que sofremos são toxinfecções alimentares (vulgarmente conhecidas como “intoxicações”) causadas pela presença de bactérias nos alimentos que consumimos. A gravidade das toxinfecções alimentares évariável, podendo a sintomatologia desaparecer rapidamente, ou então progredir para situações graves, em algumas circunstâncias fatais. Algumas pessoas, nomeadamente as crianças, as grávidas, os idosos e os doentes apresentam um maior risco de contrair estas doenças. Os sintomas mais comuns de uma toxinfecção alimentar incluem diarreia (algumas vezes com sangue ou pus nas fezes), dores abdominaisfortes, febre, dores de cabeça, vómitos e, geralmente, um enorme cansaço. Estes sintomas aparecem normalmente um a três dias após a ingestão do alimento contaminado. Contudo, dependendo do alimento e do microrganismo patogénico, o aparecimento da sintomatologia pode variar entre 20 minutos a alguns meses. Se apresentar algum dos sintomas descritos anteriormente deve procurar imediatamente cuidadosmédicos. A visão corrente do público é de que as intoxicações alimentares são adquiridas em estabelecimentos comerciais como cantinas e restaurantes. No entanto, tem-se constatado que estas doenças estão muitas vezes associadas à preparação e ao consumo de alimentos nas nossas casas. Um número muito reduzido de erros relacionados com o manuseamento dos alimentos é responsável por uma percentagem elevadade toxinfecções alimentares.
1

COMO PREVENIR?
Alguns cuidados na compra, na preparação e no armazenamento de alimentos poderão reduzir a incidência destas doenças.

2

NA COMPRA DOS ALIMENTOS
As bactérias não se vêem a olho nu. Um alimento pode parecer perfeitamente seguro e no entanto conter bactérias patogénicas! Por exemplo, um ovo com salmonelas tem um aspecto normal. Seleccione olocal de compra. Prefira estabelecimentos onde a higiene e a organização sejam evidentes. Alguns alimentos não devem ser comprados em feiras e mercados; as condições de higiene e de refrigeração podem não ser adequadas. Quando vai às compras, comece pelos alimentos que não necessitam de armazenamento a baixas temperaturas. Consulte sempre no rótulo de cada embalagem: - Prazos de validade; nuncacompre alimentos fora de prazo. - Condições especiais de conservação e de utilização; alguns alimentos necessitam de condições de conservação e/ou de utilização especiais, por exemplo, os congelados. - Composição do alimento; caso seja alérgico a algum alimento, a identificação do ingrediente a que é alérgico evitará um consumo inadvertido. O PRAZO DE VALIDADE «Consumir até…» e «consumir depreferência antes de…»: qual a diferença?
3

Consumir até… é utilizado quando os produtos se estragam rapidamente (por exemplo, carne embalada, ovos e lacticínios). Após esta data, os alimentos não devem ser consumidos - existe o perigo de intoxicação alimentar. Consumir de preferência antes de é utilizado em produtos que podem ser armazenados durante mais tempo (por exemplo, cereais, arroz, conservase especiarias). Não é perigoso consumir um alimento após esta data – mas este pode ter começado a perder algumas características como o seu sabor e a sua textura. Tenha em atenção que o prazo de validade é definido para os alimentos antes de abertas as embalagens. Poderá encontrar no rótulo informações como: “depois de aberto, conservar no frio e consumir no intervalo de uma semana”, “após...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • GUIAS BASADAS EN ALIMENTOS (CUBA)
  • Guias De Manipulacion De Alimentos
  • Guia 1 alimentos
  • Guia exposicion alimentos en descomposicion
  • Guía de alimentos permitidos
  • Guia de servicio de alimentos y bebidas
  • Guía de microbiología de los alimentos
  • Transporte De Alimentos Guia

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS