Guia do mochileiro das galáxias

Páginas: 5 (1046 palabras) Publicado: 4 de diciembre de 2011
Universidade Estadual do Ceará
Projeto 2 – Manhã

A ironia e o surrealismo em “O Guia do Mochileiro das Galáxias”
Greyce Moreira de Oliveira

1. Introdução
Esse trabalho tem como objetivo analisar os elementos irônicos e surreais presentes na obra “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, de Douglas Adams. A análise desses elementos visa facilitar o entendimento do por que tal obraparece, ao mesmo tempo, tão fascinante e desconexa.

2. A ironia
Um dos principais elementos irônicos do livro está presente nos personagens e no que eles representam. Os tipos exageradamente caricatos que povoam a obra são o que mais marcam a história.
Arthur Dent, o protagonista da história, é um típico inglês viciado em chá e pouco enamorado de segundas feiras que sonha com umagarota que conheceu em uma festa, Trillian, mas o trocou por outro. Seu jeito passivo e inconformado o torna um perfeito anti-herói e nos faz pensar no absurdo que foi colocá-lo como protagonista da trama.
Marvin é o robô-protótipo que possui um chip de “Personalidade Humana Genuína”. Se a intenção era fazê-lo sentir emoções humanas, a experiência acabou por transformá-lo em uma máquinadepressiva. O fato de reclamar de todas as suas tarefas e se sentir renegado o tempo inteiro, o torna em um dos personagens mais simbólicos da trama. Ao mesmo tempo em que é um robô, representante da modernidade, suas características humanas o fazem parecer um trabalhador que está insatisfeito com suas condições de trabalho.
Zaphod Beeblebrox é o presidente da galáxia. Descrito como:“O mais próximo do que o universo tem de um rockstar. Aventureiro, galante e dono do melhor armário de roupas de Betelguese, Beeblebrox precisou perder um de seus cérebros para virar presidente da galáxia e roubar a nave Coração de Ouro.”
Salem, Rodrigo
Ao descrever como montou seu personagem, o ator Sam Rockwell disse que se baseou no também ator Vince Vaughn, mas colocou “umpouco de Elvis, o charme de Bill Clinton e a arrogância de George Bush”. Com uma mistura tão variada, é fácil perceber que o personagem representa um governante cativante porém sem muito cérebro para governar. Existem muitos exemplos de políticos reais que se encaixam nessa descrição.
Humma Kavula foi o adversário de Zaphod pela presidência da galáxia, mas não resistiu ao carisma do adversário.Voltou a liderar uma seita que espera a volta do Grande Lenço Branco, uma crença que representa o apocalipse na trama. O personagem - que não existe na obra original, tendo sido criado especialmente para o filme – pode ser considerado uma mistura da política de José Serra, que sucumbiu à simpatia de Lula, com a liderança religiosa de Edir Macedo.
Os Vogons são uma raça do planeta Vogsphere,batizado na versão brasileira de Vogosfera. São extremamente resistentes, desagradáveis e adoram poesia. A enorme burocracia que essas criaturas inventam é descrita nessa divertida passagem do livro:
“Seriam incapazes de levantar um dedo para salvarem suas próprias avós da Terrível Besta Voraz de Traal sem antes receberem ordens expressas em um formulário de três vias, enviá-lo, devolvê-lo,pedi-lo de volta, perdê-lo, encontrá-lo de novo, abrir um inquérito a respeito, perdê-lo de novo e finalmente deixá-lo três meses sobre um monte de turfa, para depois reciclá-lo como papel para acender fogo.”
Adams, Douglas (página 61)
Tais seres foram inspirados na elite burocrática inglesa.

3. O surrealismo
Os elementos surreais na trama do livro dizem respeito à faltade sentido de certos elementos no livro. A corrente surrealista, que surgiu primeiramente em Paris nos anos 20, foi fortemente influenciada pelas teorias psicanalistas de Sigmund Freud e pelo Marxismo.
O surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Um dos seus objetivos foi produzir uma arte que, segundo o movimento, estava sendo destruída pelo racionalismo. Tal...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • GUIA PARA SACAR MAXIMO PARTIDO A TU GALAXI TAB
  • Reflexões acerca do ensino das ciência sociais no ensino médio.
  • Supervisão do ensino das línguas
  • Análise Do Nível De Gordura Das Mulheres Do Grupo De Aeróbica De Divinolândia De Minas
  • Galaxias
  • la galaxia
  • galaxias
  • Das Das Das

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS