Guia prático para cozinhar em sous-vide escrito pelo dr. douglas baldwin

Páginas: 58 (14421 palabras) Publicado: 26 de diciembre de 2011
Guia Prático para Cozinhar em Sous-vide Escrito pelo Dr. Douglas Baldwin
Tradução: Núria Maury Pratginestós

Prefácio
Sous vide, em francês, quer dizer “sob vácuo”, e refere-se a um método de cozinhar em sacolas plásticas seladas a vácuo em baixas temperaturas por muito tempo. Com o equipamento apropriado e algum conhecimento básico, qualquer um pode preparar alimentos consistentementedeliciosos e seguros. Com conhecimento mais avançado, um chef pode seguramente criar (ou modificar) receitas para realizar sua visão singular. Este guia tenta elucidar a ciência do sous vide para providenciar para qualquer um as ferramentas necessárias para a realização segura de suas visões criativas. A Parte I discute as técnicas e questões de segurança do sous vide. Algumas receitas prototípicas sãoexploradas na Parte II. A matemática do sous vide é detalhada no Appendix A. Por fim, o Appendix B discute o equipamento especializado necessário para o sous vide.

Introdução
Sous vide é um método de cozinhar em sacolas plásticas seladas a vácuo em baixas temperaturas por um longo tempo. Sous vide diferencia-se de métodos convencionais de cozinha de dois modos fundamentais: (i) o alimento crué selado a vácuo em sacolas plásticas e (ii) o alimento é cozido utilizando aquecimento precisamente controlado. A embalagem a vácuo previne a perda evaporativa de sabores voláteis e umidade durante o cozimento, e inibe sabores estranhos gerados pela oxidação (Church e Parsons, 2000). O resultado é um alimento especialmente saboroso e nutritivo (Church, 1998; Creed, 1998; García-Linares et al.,2004; Ghazala et al., 1996; Lassen et al., 2002; Schellekens, 1996; Stea et al., 2006). Selagem a vácuo também reduz o crescimento de bactérias aerobióticas e permite a transferência eficiente de energia térmica da água (ou do vapor) para o alimento.

O controle preciso da temperatura é importante ao se cozinhar peixes, carnes e aves. Considere a situação-problema de preparar um bife de cortegrosso e deixá-lo mal passado/ao ponto. Preparar a carne em uma grelha a mais de 500°C até que o centro chegue a 50°C fará com que o exterior da carne fique bem passado, enquanto o centro permanecerá cru. Uma solução comum é selar um lado do bife em uma frigideira, virar o bife, e colocar a frigideira em um forno a 135°C até que o centro chegue a 55°C. Para o sous vide, a carne é selada a vácuo em umasacola plástica, cozinhada em água a 55°C por cerca de duas horas, e depois selada em uma frigideira extremamente quente ou com um maçarico; o resultado é uma carne ao ponto com uma excelente crosta, e que é bem passada por inteiro. Além disso, o saboroso flat iron steak (Teres Major; corte do ombro do bovino) pode ser cozido (com muita segurança) em água na temperatura de 55° por 24 horas e seráao mesmo tempo mal passado/ao ponto e tão tenro quanto um filé mignon.

Parte I: Técnica

1. Segurança
Nosso objetivo é maximizar sabor e ao mesmo tempo minimizar o risco de patógenos alimentares. Embora microorganismos patogênicos possam ser controlados com a adição de ácidos, sais e alguns temperos, pratos preparados por sous vide dependem em grande medida de controle de temperatura(Rybka- Rodgers, 2001).

Background
O mito da “zona de risco” de 4°C a 60°C é absurdo. Sabe-se bem que patógenos alimentares podem se multiplicar entre -1,6° e 53°C, enquanto bactérias deteriorantes começam a se multiplicar na temperatura de -5°C (Snyder, 2006). Além disso, ao contrário de crenças populares, a maioria dos patógenos alimentares e toxinas não podem ser vistos, cheirados e tampouco sãopalatáveis. Todos os alimentos preparados pela técnica sous vide podem ser divididos em três categorias: (i) cru ou não-pasteurizado, (ii) pasteurizado, e (iii) esterilizado. Pasteurização quer dizer tratamento do alimento por meio de calor de modo a reduzir o número de patógenos vegetativos para um nível seguro. Patógenos vegetativos não são nada além de bactérias ativas que estão crescendo e...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Guia para proyecto de vida
  • guia para historia de vida
  • Guias para la vida
  • Guia Para Realizar Trabajo Escrito
  • GUIA PARA PREPARAR EL ESCRITO DE HISTORIA
  • Guía Para La Mejora De La Expresión Escrita
  • Guia Para Comunicacion Oral y Escrita
  • Sous-Vide

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS