Gás Natural

Páginas: 2 (460 palabras) Publicado: 25 de noviembre de 2012
A origem do gás natural

O gás natural é uma mistura de vários gases, e o principal é o metano. É resultado da transformação de fósseis de animais e plantas que existiam na pré-história. Oterritório brasileiro, especialmente a região litorânea, é rico em gás natural, o que garante seu abastecimento por muitos anos.

O gás natural é extraído de reservas que ficam nas montanhas ou no fundo dosoceanos. O gás distribuído pela Comgás vem da Bolívia, da plataforma de Campos, no Rio de Janeiro, e da plataforma de Santos, em São Paulo, e chega até cidades, casas, comércios, indústrias e postosatravés da rede de tubulações subterrâneas.

O gás natural não tem cor, cheiro e nem gosto, mas queima com muita facilidade. Seu odor é fruto da adição de produto químico, a fim de garantir suapercepção em eventual caso de vazamento.



O gás natural não deve ser confundido com o gás liquefeito de petróleo (GLP), sendo que esse último, como o próprio nome diz, é um gás obtido por meio dorefinamento do petróleo.*

A principal fonte de obtenção do gás natural é através de jazidas, sendo um combustível fóssil, pois ele é o resultado da degradação ao longo de milhares de anos de matériaorgânica, como restos de animais, flores, plantas e outros. Portanto, é muitas vezes encontrado em reservas associado com o petróleo. No entanto, quando se encontra no estado não associado, eleconstitui uma energia mais “limpa” que o petróleo, seus derivados e outros combustíveis fósseis, como o carvão mineral, pois ele contém menos impurezas.

Por conter menos impurezas que o petróleo, o gásnatural também constitui um excelente ponto de partida para a indústria petroquímica. Outro ponto forte do gás natural é seu alto poder calorífero (entalpia de combustão), que geralmente é de – 50 000kJ/mol. Note que esse valor é maior que o poder calorífero da gasolina, que é de – 48 000 kJ/mol. É preciso levar em consideração que esses são valores aproximados, pois podem variar dependendo da...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • El gas natural
  • Gas natural
  • gas natural
  • Gas Natural
  • Gas natural
  • GAS NATURAL
  • Gas licuado y Gas natural
  • Gas natural

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS