Hanseníase

Páginas: 4 (831 palabras) Publicado: 21 de enero de 2012
Hanseníase ou Mal de Hansen ou lepra/leprosy
Escrito pela Dra. Maria Leide W. de Oliveira/UFRJ, Sábado, 21 de Janeiro de 2012

A hanseníase, transmitida por uma micobactéria descoberta pelonorueguês Armauer Hansen, em 1872, antigamente chamada lepra, é hoje uma doença de diagnóstico simples, em unidades básicas de saúde, e tem cura. Quando o diagnóstico é precoce, na fase inicial dadoença, o tratamento é mais rápido e a cura sem sequelas.
Fatores históricos relacionados à entrada da doença no Brasil por imigrantes europeus e africanos, retardo na implantação de políticas decontrole, ocupação desordenada do território brasileiro pela migração interna e manutenção de iniquidades sociais explicam a situação endêmica e até hiperendêmica atual. Por conseguinte, todos os estadosbrasileiros diagnosticam casos dessa doença, que é mais frequente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Felizmente vislumbra-se tendência de queda lenta da endemia no Brasil.
A transmissão dahanseníase ocorre de pessoa doente a pessoa sadia, pela respiração. A maioria das pessoas infectadas reage e mata o bacilo, portanto não adoecem, razão pela qual não temos uma epidemia. Nas pessoas quenão oferecem resistência ao bacilo causador da doença ele vai se multiplicar por um defeito de sua resposta defensiva (imunidade celular), mas nem todas elas desenvolvem formas contagiosas da doença. Odiagnóstico e o tratamento da hanseníase no início dos sintomas interrompem a cadeia de transmissão. Quanto maior a circulação de bacilos, mais chances de adoecer. De acordo com a capacidade deresponder ao bacilo de Hansen e também de acordo com o momento em que se faz o diagnóstico, a pessoa poderá apresentar diferentes tipos da doença.
Para facilitar o diagnóstico e o tratamento essasapresentações diversas da doença são divididas em dois grandes grupo:
Grupo de formas paucibacilares (PB), ou seja apresentam raríssimos bacilos, em geral não perceptíveis nos exames laboratoriais e...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS