História e Evolução Das Funções

Páginas: 4 (944 palabras) Publicado: 12 de octubre de 2011
Índice

Índice 2

Introdução 3

Definição de função 4

História das funções 6

Exemplos de funções 7

Conclusão 8

Bibliografia 9

Introdução

Este trabalho surgiu no âmbito dadisciplina de Matemática, do 1ºano de informática de gestão e que tem como finalidade entender o que são funções e a sua evolução ao longo dos tempos.

O objectivo deste trabalho é dar a entender o quesão funções a evolução ao longo dos tempos e a sua aplicação ao longo do dia-a-dia, para uma melhor compreensão da matéria que vai ser dada no primeiro modulo de matemática do 1ºAIG, com a nossaorientadora educativa, a Dr. Catarina Pratas.

Definição de função

Definição de função é a relação entre dois ou mais conjuntos, estabelecida por uma lei de formação, ou seja, trata-se de uma regrageral. Os elementos de um grupo devem ser relacionados com os elementos do outro grupo, através dessa regra. Por exemplo, vamos considerar o conjunto A formado pelos seguintes elementos {–3, –2, 0, 2,3}, que irão possuir representação no conjunto B de acordo com a seguinte lei de formação y = x².
[pic]

Depois de aplicada a lei de formação, temos os seguintes pares ordenados: {(–3, 9), (–1, 1),(0, 0), (2, 4), (4, 16)}. Essa relação também pode ser desempenhada com a utilização de diagramas de flechas, relacionando cada elemento do conjunto A com os elementos do conjunto B.
[pic]

Nodiagrama visualiza-se com mais facilidade que todos os elementos de A estão ligados a pelo menos um elemento de B. Contudo, esta relação é uma função. Dessa forma o domínio é dado pelos elementos doconjunto A, e a imagem, pelos elementos do conjunto B. 

As funções possuem diversas aplicações no quotidiano, sempre relacionadas com grandezas, valores, índices, variações entre outras situações. Porexemplo, a inflação é medida através da função que relaciona os preços atuais com os preços anteriores, dentro de um determinado período, caso ocorra variação para mais dizemos que houve inflação e...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • HISTORIA DEL DAS
  • Análise Da Evolução Dos Direitos Das Mulheres Na História Constitucional
  • casa das historias paula rego
  • História Da Evolução Cerâmica
  • Func
  • Func
  • Funco
  • Das Das Das

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS