Historia

Páginas: 8 (1950 palabras) Publicado: 1 de mayo de 2012
Primeiros Registros
Conceito de Cinesioterapia 2000 A.C.
Utilização do Kung Fu por monges budistas na China antiga; Prática de exercícios militares pelos súditos do imperador chinês Yin Kang Chi como prevenção de doenças causadas pelas chuvas;

História da Cinesioterapia
“Todas as partes do corpo que têm uma função, se usadas com moderação e exercitadas em trabalhos aos quais cada uma delasestá acostumada, tornam-se por esse meio saudáveis e bem desenvolvidas e envelhecem lentamente; mas, se não forem usadas e forem deixadas inativas, ficam sujeitas à doença, o seu crescimento é defeituoso e envelhecem rapidamente.”

800 A.C.
O Atharva-Veda, IV volume do Ayur-Veda, na Índia antiga, recomenda o uso de exercício e massagem p/ tratº do reumatismo crônico.

Séc. III A.C.
Médicosbrâmanes aplicam agentes físicos e exercícios individuais para o Tratº. de diferentes partes do corpo.

Hipócrates

Grécia Antiga
Asclepsia (Templos dedicados à Esculápio)
Praticantes de medicina
Sacerdotes-médicos Filósofos Ginastas

Roma Antiga
25 A.C.
Cornelius Celsus
Estuda a hemiplegia e nota que “embora uma cura perfeita seja rara, é necessário fazer exercícios graduais ecaminhar tanto quanto possível” Sugere exercícios e jogos de diversão para os dementes.

Gymnastica

Herodicus – desenvolveu a Ars Hipócrates – Utilizou exercícios
Para o fortalecimento de músculos enfraquecidos; No apressar da convalescença; Na melhoria das atitudes mentais.

131 D.C.
Galeno
“Deve-se prestar atenção ao corpo que executa exercícios, os quais devem ser interrompidos assim quesurjam sinais adversos.” “O melhor exercício é aquele que treina não só o corpo, mas que também deleite o espírito”.

Herophilus descobre os nervos, órgãos das sensações e do movimento voluntário.

Séc. II
Antyllus escreve sobre os abusos do repouso e gradua os exercícios de acordo com a parte do corpo que irá executá-los.

Roma Antiga
Séc. V
Caelius Aurelianus descreve pela primeira vezconceitos como:
Hidroginástica; Suspensão; Exercícios com pesos e roldanas. Exercícios progressivos de acordo com a recuperação do paciente; Exercícios pós-operatórios, “Porque um pequeno movimento adicional não pode provocar a reabertura da ferida; ele ajudará, pelo contrário a restituir a força ao paciente durante o período da recuperação.” Levantamento das sobrancelhas na paralisia do facial.Idade Média
A medicina grega e romana é mantida viva pelos árabes após a queda do Império Romano. Avicenna escreve que para cada órgão existe um exercício e que “se o homem exercitar o seu corpo pelos movimentos e pelo trabalho em momentos apropriados, ele não virá a necessitar nem de médicos nem de remédios.” Isaac Judaeus (Séc. X) escreve que “nada é mais perigoso para a regulação da saúde doque a inatividade”. Arnold de Villanova (Séc. XIV) escreveu “entre outras coisas... Há necessidade de remédios, exercícios e alegria.”

Cristianismo X decadência do exercício físico (abolição dos Jogos Olímpicos)

Séc XV
Reintrodução da educação física nos programas educacionais

Séc. XVIII
Borelli traça o caminho para a escola iatromecânica ou fisiátrica, influenciando Stahl, Hoffmann eBoerhaave. Hoffmann publica “Dissertações Físico-Médicas” , cujo sexto capítulo foi intitulado “Do Movimento”
Classifica os movimentos ocupacionais como exercício

Séc XVI
Leonard Fichs sugere a criação da “Terapia Cinética Educacional” quando diz que, “Há dois tipos de movimento, o primeiro é simplesmente exercício, o segundo é exercício e trabalho”. Ambroise Paré acreditava que o exercíciodos membros após fraturas era indispensável. Hieronymus Mercurialis escreve “Da Arte da Ginástica”, onde estabelece que:
Todos os exercícios devem conservar o estado de saúde existente; O exercício não deve destruir a harmonia entre os principais humores; Os exercícios devem ser adaptados a cada parte do corpo; Todas as pessoas saudáveis devem executar exercícios com regularidade; As pessoas...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • La historia de la historia
  • historia de la historia
  • Historia de la historia
  • La historia de la Historia
  • la historia de la historia
  • historia de la historia
  • el historiador y la historia
  • Historia de la no historia

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS