História da lingua portuguesa

Páginas: 2 (441 palabras) Publicado: 25 de octubre de 2010
HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA.

Em 218 os romanos invadem a Península Ibérica influenciando os povos conquistados com seus costumes, crenças e também com seu idioma. Na Roma o latim falado pelosescritores e pelas pessoas cultas era chamado o latim culto, mas o que falavam os soldados era vulgar. Esta mistura entre o latim vulgar e as línguas proprias dos nativos deu origem às linguas romances( francês, português, italiano, etc).
No século V d C o império romano perdeu grandeza e a Hispânia começou a ser invadida por outros povos, os quais trouxeram novos costumes, e o latim começou aevoluir em cada colônia.

Em 406 chegaram a Hispânia bandos de alanos, vândalos e suevos, povos que teriam sido expulsados de suas terras pelos Hunos, e buscavam novos territórios para se instalar.Destes três grupos só os suevos tinham organização política e por isto eles fundaram um reino na antiga província romana de Galicia (atual norte de Portugal e Galiza) que ia durar quase 180 anos, e queabarcava a totalidade da província de Galicia e a parte norte da Lusitânia até o Tejo.

2

Mais tarde, no século VI chegaram à Península Ibérica os visigodos,que foram um povo mais civilizado e não queriam misturar-se con os nativos porque não aceitavam o casamento com pessoas de outras razas.
Logo foi o tempo da chegada e conquista dos árabes em 711,instalaram-se em Andaluz e como eles não trouxeram mulheres casaram-se com as habitantes das colônias as quais conservaram seu idioma, o latim vulgar, mas se produziu uma mistura das duas línguas quechamou-se mozárabe. Os árabes ficaram na Península por mais de sete séculos e deram umas quatro mil palavras de origem árabe relacionadas principalmente com as comidas e à agricultura. As palavras quecomeçam com al têm origem árabe.

Já na epoca românica existiam duas províncias bem diferenciadas com quanto aos que seriam os territórios nos quais formou-se a língua portuguesa, a antiga província...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • historia da lingua
  • Origem Da Língua Portuguesa
  • Linguas da península ibérica
  • Linguas da Península Ibérica
  • Xeneros da lirica galego-portuguesa
  • Dificuldades de pronuncias das vogais espanholas e as interferências da língua portuguesa
  • Resumo: Como E Onde Nasceu A Língua Portuguesa
  • historia de la lengua portuguesa

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS