Hobbawn

Páginas: 4 (926 palabras) Publicado: 2 de octubre de 2012
HOBSBAWN
* A revolução industrial para Hobsbawn ocorre em um momento em que nenhum outro pais era industrializado,portanto não havia como copiar.
* A revolução industrial não é uma questão deEtapas,cada pais terá que criar seus próprios mecanismos/caminhos para chegar até lá .
* A revolução industrial para Hobsbawn foi a divisão das etapas de trabalho – divisão de trabalho.- Polanyicritica exatamente isso pois a partir de agora o ser humano deve funcionar na velocidade da maquina.= Imperativo da competição – seu empregador quer que você trabalhe mais,pagando menos.
* ParaHobsbawn há diferenças essenciais entre surgimento e expansão do capitalismo.

BAIROCH

- Capítulo 2 investiga o mito do livre comércio a partir da perspectiva europeia: "Houve uma era dourada deLivre Comércio Europeu?". O ponto específico que Bairoch investiga é a idéia de que na história econômica europeia durante o período da Pax Britannica, 1815-1914, o livre comércio foi o papel eproteção à exceção. Depois de dividir este período em cinco sub-períodos, apresentação e avaliação das evidências disponíveis, Bairoch desenha três conclusões.

- Primeiro, a idéia de que "o comércio livre éa regra, a exceção de proteção" é um mito. Essa idéia é válida somente para o terceiro sub-período, 1860-1879. Para todo o período, 1815-1914, a realidade é que a proteção é a regra e o livrecomércio a exceção. Em segundo lugar, de acordo com Bairoch, a capacidade deste mito para a nuvem visão das pessoas sobre a realidade pode ser atribuída à influência que Smith e Ricardo teve sobre osescritores da história econômica. Bairoch força o leitor a recordar o caminho percorrido pela Grã-Bretanha: proteção do mercado de casa até que as empresas britânicas dominaram as indústrias associadas aPrimeira Revolução Industrial. Só então a Grã-Bretanha tornar-se um defensor do livre comércio. Terceiro, fora da Grã-Bretanha, quando chegou a hora de tomar decisões sobre o comércio internacional e...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS