Homofobia Artigo

Páginas: 31 (7521 palabras) Publicado: 1 de noviembre de 2012
Percepção de professoras de ensino médio e fundamental sobre a homofobia na escola em Santa Maria (Rio Grande do Sul / Brasil) Elementary and High School teachers´perception on homophobia at school in Santa Maria (Rio Grande do Sul / Brazil)
Zulmira Newlands Borges1 Guilherme Rodrigues Passamani2 Mariane Inês Ohlweiler3 Muriel Bulsing4

1 Doutora em Antropologia Social (1998). Professora doDepartamento de Ciências Sociais e do Mestrado em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS, 2007). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Gênero e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (GEPACS/UFSM), Brasil 2 Professor do Curso de Ciências Sociais daUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS-CPNV). Mestre em História-Latino-Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharel e licenciado em Ciências Sociais e História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do Grupo de Pesquisa em Inclusão e Diversidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (GPIDI/UFMS), Brasil 3 Doutoranda em Educação no Programa dePós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação e licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil 4 Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e graduanda de Licenciatura em Sociologia na modalidade a distância pela Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal de Santa Maria(UAB/UFSM). Assistente desta pesquisa com bolsa de iniciação científica pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Brasil.
Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 39, p. 21-38, jan./abr. 2011. Editora UFPR 21

BORGES, Z. N.; PASSAMANI, G. R.; OHLWEILER, M. I.; BULSING, M. Percepção de professoras de ensino...

RESUMO

Em pesquisa com escolas estaduais na cidadede Santa Maria (RS), em que entrevistamos 20 professoras, observou-se que não existe a preocupação formal com questões de sexualidade na escola. Discriminações e brincadeiras em torno dos que são ou parecem ser homossexuais são geralmente ignoradas. Professoras entrevistadas relatam grandes dificuldades em tratar o tema homofobia em sala de aula. Os dados indicam que é necessário um trabalhoeducativo com diretoras de escolas e com orientadoras pedagógicas para que estas sejam sensibilizadas para a questão e possam dar suporte para as professoras que tomam para si a tarefa de abordar temas como a homofobia. Palavras-chave: homofobia; sexualidade; educação; escola.

ABSTRACT
In research on state schools in the city of Santa Maria (RS), in which 20 teachers were interviewed, it wasobserved that there is no formal concern with sexuality issues at school. Discrimination and jokes around those who are or appear to be homosexuals are generally ignored. Teachers interviewed reported great difficulty in dealing with the issue homophobia in the classroom. The data indicated that educational work with school principals and mentors is necessary so that they can be sensitized to the issueand can provide support for teachers who take upon themselves the task of addressing issues such as homophobia. Keywords: homophobia; sexuality; education; school.

Introdução
Este artigo, que destaca a problemática da homofobia na escola, possui como recorte um estudo de caso com as escolas estaduais de Santa Maria (RS). Considera-se importante pensar a discriminação homofóbica na escola,espaço público de frequência obrigatória onde crianças, jovens e adolescentes começam a construir suas identidades sociais e a estabelecer relações com o mundo dos afetos. Regras, limites, permissões e proibições, depois da família, em grande medida, são transmitidos para os jovens através da escola. Numa época em que discussões e publicações acerca de gênero e sexualidade na educação já se...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Artigas
  • Artigos
  • Artigas
  • Artigas
  • Artigas
  • artigas
  • artigas
  • ARTIGAS

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS