Idade Média: Mulher

Páginas: 2 (420 palabras) Publicado: 29 de julio de 2012
O corpo
As mulheres manifestaram uma tendência para se vestirem de forma mais timida. Os seus vestidos compridos e volumosos, revelavam uma cintura torneada ainda mais delgada pelo usodo espartilho, e quando os costumes mais liberais o permitiam, podiam mesmo exibir um peito leitoso e adequadamente empoado e pintado com rouge.
Ser bela tornou-se uma obrigação. Oexterior do corpo tornou-se um espelho no qual o íntimo de cada um ficava visível para todos.
A silhueta e o rosto femininos foram correspondendo às diferentes condições de dieta, de estatuto ede riqueza, dando origem a novos padrões de aparência e gosto, a novos ideais de beleza e erotismo.



O sexo

A vidasexual tornou-se inexistente e a virgindade passou a ser vista com grande valor, seguindo os modelos de Cristo e sua mãe. Na Idade Média, a palavra latina verecundia toma o sentido de vergonha ligado acarne e ao pecado sexual. A vida sexual era possível ao cristão desde que acontecesse numa relação definida e supervisionada: o matrimônio. O pecado da homessexualida era explicado por proporcionar soprazer e não à procrição. A prática sexual deveria ser apenas vaginal, ficando a mulher debaixo do homem e no escuro, para evitar a visão da nudez. O sexo oral ou sodomita, as bruxarias para seduziralguém, práticas anticoncepcionais e abortivas e as relações incestuosas ou adúlteras eram vistas como pecado e castigadas, com pena de seis a quinze anos de jejum e excomunhão, acompanhados geralmentede interdição perpétua de qualquer relação sexual e de casamento.

Higiene
A higiene baseava-se em usar roupa lavada até ficar suja, pois tinham a ideia de que aroupa absorvia a sujidade.
Os dentes eram lavados com um produto 100% natural: urina, cinzas ou saliva.
A roupa não era lavada, mas sim sacudida e carregada de perfume. As...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • BAIXA IDADE MEDIA
  • Idade Media
  • Idade média
  • Idade Media
  • literatura idade media
  • Terceira Idade
  • Contexto Historico Galego na Idade Media
  • Tarea 2 De Contabil Idad

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS