Importância Da Música No Cinema

Páginas: 8 (1766 palabras) Publicado: 10 de octubre de 2011
Conceitos: ilusão ótica, invenções e pioneiros
A história do cinema é curta se comparada à de outras artes, mas em seu primeiro centenário, comemorado em 1995, já produzira várias obras-primas. Entre os inventos precursores do cinema cabe citar as sombras chinesas, silhuetas projetadas sobre uma parede ou tela, surgidas na China cinco mil anos antes de Cristo e difundidas em Java e na Índia.Outra antecessora foi a lanterna mágica, caixa dotada de uma fonte de luz e lentes que enviava a uma tela imagens ampliadas, inventada pelo alemão Athanasius Kircher no século XVII.

Invenções ligadas diretamente à criação do cinema:

A invenção da fotografia no século XIX pelos franceses Joseph-Nicéphore Niépce e Louis-Jacques Daguerre (daguereótipo) abriu caminho..
Pesquisas do inglês PeterMark Roget e do belga Joseph-Antoine Plateau indicam a persistência da imagem na retina após ter sido vista (daí surgiu a idéia da ilusão de movimento, causada pela sobreposição rápida de imagens impressas).
Em 1833, o britânico W. G. Horner idealizou o zootrópio.
Em 1877, o francês Émile Reynaud criou o teatro óptico, combinação de lanterna mágica e espelhos para projetar filmes de desenhos numatela.
Por fim, outro americano, o prolífico inventor Thomas Alva Edison, desenvolvia, com o auxílio do escocês William Kennedy Dickson, o filme de celulóide e um aparelho para a visão individual de filmes chamado kinetoscope, o cinetoscópio.
Os irmãos Louis e Auguste Lumière, franceses, conseguiram projetar imagens ampliadas numa tela graças ao cinematógrafo, invento equipado com um mecanismo dearrasto para a película. Na apresentação pública de 28 de dezembro de 1895 no Grand Café do boulevard des Capucines, em Paris, o público viu, pela primeira vez, filmes como La Sortie des ouvriers de l'usine Lumière (A saída dos operários da fábrica Lumière) e L'Arrivée d'un train en gare (Chegada de um trem à estação*), breves testemunhos da vida cotidiana. *Neste filme a platéia parecia estar emum filme de terror, pois em certas cenas o Trem vinha se aproximando e "entrava" na tela, o que rendeu vários gritos e pessoas saindo correndo durante a seção.

As platéis cresciam e se entusiasmavam com a nova forma de contar histórias, que até então só podiam ser contadas, escritas, desenhadas ou representadas.

Com o desenvolvimento de tecnologia em novos equipamentos e técnicas defilmagem, logo surigiria a linguagem cinematográfica:

Edison substituiu uma atriz por um manequim para simular a decapitação de Mary, rainha dos escoceses
O pioneiro da ficção científica George Melies, fez o clássico Viagem à Lua
Não muito tempo depois os Expressionistas alemães usariam imagens de ventanias e tempestades para representar o mau humor de um personagem - o clássico Nosferatu é filmadonesse período.
Primórdios - Cinema Mudo

Considerado o criador do espetáculo cinematográfico, o francês Georges Méliès foi o primeiro a encaminhar o novo invento no rumo da fantasia, transformando a fotografia animada, de divertimento que era, em meio de expressão artística.

Méliès utilizou cenários e efeitos especiais em todos seus filmes, até em cinejornais, que reconstituíam eventosimportantes com maquetes e truques ópticos. Dos trabalhos que deixou marcaram época Le Cuirassé Maine (1898; O encouraçado Maine), La Caverne maudite (1898; A caverna maldita), Cendrillon (1899; A Gata Borralheira), Le Petit Chaperon Rouge (1901; Chapeuzinho Vermelho), Voyage dans la Lune (1902; Viagem à Lua, clássico da ficção científica), baseado em romance de Júlio Verne e obra-prima; Le Royaume desfées (1903; O reino das fadas); Quatre cents farces du diable (1906; Quatrocentas farsas do diabo), com cinqüenta truques, e Le Tunnel sous la Manche (1907; O túnel do canal da Mancha).

Os pioneiros ingleses, como James Williamson e George Albert Smith, formaram a chamada escola de Brighton, dedicada ao filme documental e primeira a utilizar rudimentos de montagem.

Na França, Charles...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • music & cinema
  • MUSIC Y CINEMA
  • La música en el cinema
  • Importancia De La Musica
  • La importancia de la musica
  • Importancia de la música
  • la importancia de la musica
  • la importancia de la musica

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS