Indicadores hematológicos e parasitológicos como ferramentas

Páginas: 10 (2269 palabras) Publicado: 25 de junio de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Instituto de Ciências Biológicas

PG-ECMVS

Indicadores hematológicos e parasitológicos como ferramentas ecológicas para avaliar a saúde de Turdus leucomelas (Passeriformes)

DÉBORA NOGUEIRA CAMPOS LOBATO

Belo Horizonte Novembro de 2007

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da VidaSilvestre

Indicadores hematológicos e parasitológicos como ferramentas ecológicas para avaliar a saúde de Turdus leucomelas (Passeriformes)

Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Federal de Minas Gerais, no Programa de Pós-Graduação em Ecologia Conservação e Manejo da Vida Silvestre, como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Ecologia. Orientadora: Dra.Yasmine Antonini(Depto. Ciências Biológicas do ICEB/UFOP) Co-Orientadora: Dra. Érika Martins Braga (Depto. Parasitologia do ICB/UFMG)

Belo Horizonte Novembro de 2007

2

“Tu que andas pelo mundo... Sabiá, Tu que tanto já voou... Sabiá! Tu que cantas passarinho, Alivia a minha dor!!!” (Luiz Gonzaga e Zé Dantas, 1959 “Sabiá”)

À minha Mimi, ao meu Lindo (Você faz minha vida mais feliz!) e à beleza dasaves que me conquistaram...

3

AGRADECIMENTOS Primeiramente à minha Mainha, que sempre foi “Pãe”, forte e doce como um leão; que me deu a oportunidade de sair do ninho em Formiga (MG) e alcançar vôos mais altos estudando em Belo Horizonte, além de me apoiar incondicionalmente e estar sempre rezando para uma cobra não me picar cada vez que eu ia “pro meio do mato” (e ela nunca entendeu praquê?..). Ao meu padrasto Cacá, por ter me “adotado” como filha e pela serenidade que eu admiro muito! Ao Marcos, meu Lindo, que trouxe mais colorido à minha vida, por me dar a oportunidade e o incentivo de realizar meu sonho do mestrado, por agüentar as TPMs e a TPdM (tensão pré-defesa de mestrado). Ao longo dos nossos 5 anos e ½ de caminhada, tenho aprendido muito... Você é presença em minha vida e emmeus sonhos!!!! À Minha orientadora, segunda mãe e amiga Yasmine: Valeu por acreditar em mim! E mais: aceitar o desafio de me orientar com bichos que também voam, mas que não são abelhas! Aprendo MUITO com você, além de gostar de você pra caramba!!!! Érika, você também foi muito importante no meu processo de aprendizagem como coorientadora na hemoparasitologia e nos conselhos sobre a vida.Obrigada até mesmo pelos puxões de orelha!!! Ao Prof. Rogério Parentoni, pelo apoio em teorias ecológicas e de vida. Você é uma pessoa que admiro MUITO! Cada conversa nossa foi uma oportunidade de conhecimento pra mim.(P.S.: Adorei nossa nova cafeteira do laboratório!!!). Ao acordo de cooperação UFMG- Universidade de Coimbra (CAPES-GRICES) por me dar a oportunidade do estágio e colaboração com o Prof.Jaime Ramos e sua aluna de doutorado Ana Cláudia, na aprendizagem da técnica de avaliação de saúde de aves silvestres (parâmetros hematológicos), a qual foi utilizada parcialmente nessa dissertação. Ao professor de hematologia do Cefet: Eduardo Ferraz e à bióloga Rejane, que colaboraram no ajuste da técnica hematológica para utilização em passeriformes, apoio teórico e logístico; À equipe doLaboratório de Malária: Lílian, Cristiane, Matheus, pelo doce acolhimento, mas principalmente à Márcia (por ajudar nas análises das lâminas de esfregaços sanguíneos e amizade) e à Nayara (por fazer as análises de PCR e pela amizade), pois sem elas (e o Matheus que colaborou nos dois processos), eu não teria conseguido: Todas vocês me fizeram sentir parte do grupo de trabalho e de amigos!!!! Os controlesnegativos para o PCR foram amostras de DNA obtidas de sangue de pintinhos mantidos livres de infecção foram cedido pelo professor Dr. Nelson Rodrigo da Silva Martins Escola de Veterinária da UFMG, e os controles positivos cedido pelo professor Dr. Paulo Pimenta do Laboratório de Entomologia Médica do Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR).

4

Sem o pesquisador e taxonomista Michel P.Valim...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Indicadores Hematológicos
  • Com se estructura el indice colcap
  • Como Hacer Un Índice
  • Como Desarrollar Los Indicadores De Gestion
  • como hacer un indice
  • Col Morada Como Indicador
  • Como definir indicadores
  • Como elegir el socio indicado

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS