Inditex
Nº: 7121120
Professor(a): Cristina Agostinho
Data da Entrega: 19/02/2013
Nome: Lídia Alberto
Nº: 7121120
Professor(a): Cristina Agostinho
Data da Entrega: 19/02/2013
I N D I T E X
I N D I T E X
Índice
1. Introdução
2. O Grupo
3. Amancio Ortega
4. Membros do Grupo
5. Empresas do Grupo
6. Percurso
7. Funcionamento da Empresa
8. Conclusão
9. Bibliografia1. Introdução
O trabalho que se segue foi-me proposto pela docente Profª Cristina Agostinho no âmbito da disciplina de Gestão de Organizações.
Os pressupostos que se seguem têm como intuito a caracterização e apresentação do Grupo Inditex, um importante conglomerado de empresas têxteis espanhola.
2. O Grupo
Fundado em 1963, o grupo Inditex (Indústrias de Diseño Têxtil S.A.) é umimportante conglomerado de empresas têxteis espanhola.
Reúne mais de cem empresas associadas com as diferentes atividades no negócio de concepção, fabrico e distribuição de produtos têxteis.
A singularidade do seu modelo de gestão, baseado na inovação e flexibilidade, e resultados, fizeram Inditex um dos maiores grupos de distribuição de moda.
A sua forma de entender a moda - criatividade e design dequalidade e uma resposta rápida às exigências que o mercado exige - resultou na rápida expansão internacional e uma excelente resposta para as vendas das cadeias diferentes.
A primeira loja, Zara, abriu em 1975 na Corunha (Espanha), lugar onde o Grupo iniciou a sua atividade e onde estão localizados os serviços centrais da empresa. Suas lojas estão localizadas em locais privilegiados, em mais de400 cidades em cinco continentes.
Ano | 2011 | 2010 | 11/10 |
Receitas (1) | 13.7393 | 12.527 | 10% |
Lucro Líquido (1) | 1.932 | 1.732 | 12% |
Nº de Lojas | 5.527 | 5.044 | 483 |
No. Mercado | 82 | 77 | 5 |
Funcionários | 109.512 | 100.138 | 9.374 |
Os exercícios fiscais vão de 1 de fevereiro a 31 de janeiro do ano civil seguinte
(1) em milhões de euros
3. Amancio OrtegaAmancio Ortega
Amancio Ortega
Amancio Ortega é o fundador, antigo presidente, e actual conselheiro da Inditex. A sua ex mulher é uma das mulheres mais ricas de Espanha.
Apesar de ter três filhos ele garante que toda a sua fortuna será revertida em doações para que seu filhos aprendam o valor do trabalho árduo que fez com que ele fosse o que ele é agora, deixando apenas o suficiente para umavida sem preocupações.
Em 2012 a Revista Forbes classificou Ortega como a terceira pessoa mais rica do mundo, com 46,6 bilhões de dólares.
O empresário espanhol, de 76 anos, viu a sua fortuna disparar 32%, ou 11,4 mil milhões de dólares, desde o início do ano de 2012.
A 6 de Agosto de 2012 a agência Bloomberg classificou-o como o terceiro homem mais rico do mundo. Amancio Ortega não dá entrevistase tem apenas uma única imagem sua autorizada. Nunca comparece a qualquer abertura de nenhuma das suas lojas.
4. Membros do Grupo
Presidente e CEO
* D. Pablo Isla Álvarez de Tejera
Vice presidente
* D. José Arnau Sierra
Conselheiros
* D. Amancio Ortega Gaona
* Gartler S.L. (representada por Dña. Flora Pérez Marcote)
* D. Carlos Espinosa de los Monteros
* Dña. IreneMiller
* D. Nils Smedegaard Andersen
* D. Emilio Saracho Rodríguez de Torres
* D. Juan Manuel Urgoiti López de Ocaña
5. Empresas do grupo
O grupo opera através de oito canais principais alvo de diferentes segmentos de mercado (definido por variáveis como idade, sexo ...), mas quase 80% do negócio está concentrado em Zara que é a principal marca Inditex. O restante é distribuídoentre Massimo Dutti, Pull and Bear, Bershka, Stradivarius, Oysho, Zara Home e Kiddy’s Class. Estes oito cadeias distintas representam cerca de 1.850 lojas que estão presentes em 46 países, no âmbito de uma rede, franquias e joint ventures.
Cadeia de lojas do grupo Inditex
Cadeia de lojas do grupo Inditex
6. Percurso
1963-1974
* Amâncio Ortega Gaona, presidente e fundador da Inditex,...
Regístrate para leer el documento completo.