Intervenciones De Autoeficacia En Alumnos Universitarios

Páginas: 22 (5337 palabras) Publicado: 17 de febrero de 2013
CUSTOS POR PROCEDIMENTOS DA CIRURGIA CARDÍACA NO SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO
EDUARDO GENARO ESCATE LAY [1]
EDILEUZA SILVA LOBATO [2]
AFRANIO CORREA LIMA JÚNIOR 3
DOUGLAS KANAWATI MADEIRA 4
ELISANGELA LEITÃO DE OLIVEIRA 5

Resumo

O artigo caracteriza o sistema hospitalar publico e o crescimento dos custos com saúde. Em seguida, são apresentas estratégias para a implantação de um sistemade apuração de custos hospitalares por procedimento. Pretende-se conhecer os custos dos procedimentos médicos hospitalares no ano 2003, mediante a análise dos consumos de materiais médico-hospitalares, mão-de-obra da produção médica e custos indiretos, para determinar os custos dos procedimentos na cirurgia cardíaca; contrastar as receitas repassadas pelo sistema único de saúde com os custos deprodução médica por procedimentos para identificar o déficit/superávit resultante e conseqüentemente seu efeito na gestão estratégica. O Hospital Universitário, foi incorporado a Universidade do Amazonas de 1982, por doação do Governo do Estado, É mantido pelo governo Federal no que diz respeito à mão de obra e medicamentos, água pela Prefeitura Municipal de Manaus e Energia elétrica pelo Governodo Estado. Conta com 251 leitos distribuídos em várias especialidades. Oferece os seguintes serviços de saúde: Atendimento ambulatorial e atendimento cirúrgico na especialidade de Clínica Médica, Cardiologia, Clínica Cirúrgica, Dermatologia, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Pediatria e Urologia. Este artigo identifica os procedimentos médicos nos hospitaisuniversitários do amazonas, acompanha o levantamento de custos dos procedimentos referidos anteriormente em conjunto com a comissão de custos hospitalares, compara as receitas repassadas pelo sistema único de saúde baseada na tabela de procedimentos do sistema única de saúde, com os custos dos procedimentos referidos e avalia os resultados (déficit ou superávit) obtidos e sua incidência na gestãoestratégica da unidade de saúde.















1.Introdução

Os hospitais universitários, pela complexidade apresentada no processo de pesquisa e atendimento social, requerem um acompanhamento gerencial permanente, que necessita de padronização para auxílio na tomada de decisão e na implementação de alternativas que visem a otimização dos recursos, sem comprometer a qualidade dos serviços prestados àpopulação. É preciso mudar a política de controle dos custos baseada no custeio por responsabilidade e índices convencionais do SUS como necessidade de ajustamento às tendências tecnológicas mundiais e à política de recessão induzida pela lei de responsabilidade fiscal, garantindo a sobrevivência parcial das instituições de saúde que convivem com uma grave e conjuntural limitação dos recursosdisponíveis, recursos esses que são, limitados e menores do que as necessidades potenciais existentes e que as receitas de contribuições e tributos geradas para satisfazer as necessidades de saúde da população.
Segundo JOSUÉ et al. (2003), o setor público, apesar dos avanços nos últimos anos, ainda tem uma administração voltada para trabalhar os problemas e não suas causas. A deficiência na gestão hospitalarpública pode ser detectada através da baixa qualidade do controle e acompanhamento das atividades e da infra-estrutura organizacional. Um outro ponto a ser destacado é a autonomia decisória médica, geradora de despesas e custos, na maioria das vezes sem parâmetro gerencial e sem informações sobre os custos de diferentes opções disponíveis.
A amostra foi os custos reais de uma cirurgia de pequeno eoutra de grande porte na especialidade cirurgia cardíaca. A intensificação nos últimos no que se refere ao custo na área de saúde envolve desde aspectos relacionados aos crescentes gastos públicos na área, aos problemas relacionados ao financiamento destes gastos à grande necessidade e ainda a pequena disseminação de métodos adequados de apuração ou mensuração de custos, a importância de...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Alumno Universitario
  • Intervención educativa con alumnos deficientes
  • Procrastinación En Alumnos De Preparatoria Y Universitarios
  • El Estres En Alumnos Universitarios
  • Inasistencia En Alumnos Universitarios 2011
  • perspectiva alumno universitario
  • HABITOS DE ESTUDIO EN ALUMNOS UNIVERSITARIOS
  • Competencias del profesor universitario valoradas por alumnos

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS