Istória: do racionalismo iluminista ao irracionalismo pós-moderno

Páginas: 3 (601 palabras) Publicado: 4 de enero de 2011
[pic]

TRABALHO ESCRITO de RECUPERAÇÃO
Aluno: Paulo Rogério Pereira Vargas

Em nossa disciplina tivemos as quatro primeiras unidades, cada qual com foco em aspectos estruturantes diversos dahistória como área  de conhecimento; a quinta, uma sinopse das principais linhas de força vigentes no cenário latino-americano contemporâneo. Em um texto com um mínimo de 400 e o máximo de 500 palavras,articule uma síntese dos tópicos que constituíram  a disciplina Tendências e debates na historiografia contemporânea.

História: do racionalismo iluminista ao irracionalismo pós-modernoO primeiro tópico da disciplina tratou da discussão sobre a História do Tempo Presente enquanto proposta de abordagem e compressão dos problemas contemporâneos, a partir de críticas, por um lado, davisão de história que pressupunha uma visão positiva da história em direção a um progresso baseado numa ótica de mundo que parte do Iluminismo e, por outro, de uma concepção denominada depós-modernismo e que propõe uma visão fragmentária e não totalizante da história.
Neste sentido, o presente imediato manifesta-se com muita pujança na historiografia, a partir das formas como oshistoriadores percebem a realidade e como a narram, rompendo-se com uma rígida divisão entre passado e presente, instalando a prevalência da atualidade e da contemporaneidade nos objetos de pesquisa históricae, assim, propondo a retomada dos modelos globalizantes na história a partir de processos que se desdobram nas memórias das sociedades.
A segunda unidade diz respeito à concepção de históriano século XX a partir do marxismo e da escola dos Annales em suas denominadas três gerações.
Partiu-se da visão marxista da história como a primeira concepção que rompe com a visãoobjetivista e metódica, a qual invocava uma pseudo-neutralidade na ciência histórica.
A partir daí, ainda que por “caminhos tortuosos” chegou-se à visão dos Annales e que visava compreender a...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • do final ao comezo
  • Pos Modernidad
  • Pos Modernidad
  • Filosofia modernidad y pos modernidad
  • debate racional e irracional
  • Modernidad y pos-modernidad
  • pos modernidad y modernidad
  • Numero Racionales e Irracionales

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS