Jessica Bernardo

Páginas: 3 (646 palabras) Publicado: 1 de diciembre de 2012
ETEC TAKASHI MORITA


GLOBALIZAÇÃO VISTA DO LADO DE CÁ

No documentário “Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá” o cineasta Silvio Tendler procura discursar em cima dacrítica de Milton Santos, importante geógrafo brasileiro, sobre a globalização. Apontando os diversos pontos de vista que se pode ter com relação ao mundo globalizado, Milton Santos revela umaglobalização diferente da qual todos estão acostumados a ouvir falar, e Sílvio Tendler vai a procura das imagens e discursos que defendem o pensamento do geógrafo.
O documentário apresenta crises nos paísesdesenvolvidos, contrastes sociais e lutas pelo direito a terra como ferramentas para a exposição do olhar de Milton Santos, mas antes de tudo para compreender as filmagens é necessário entender o queo geógrafo brasileiro defende como a real globalização.
Milton Santos discursa sobre três formas diferentes de ser enxergar a globalização: como perversidade; como uma fábula e como umapossibilidade. Enquanto fábula, a globalização existe da forma como nos é apresentada pelas grandes mídias, como uma difusora do conhecimento para todos, do acesso a informação mundialmente e da facilidade dastransações comerciais internacionais. A globalização enquanto fábula apoia-se nos fundamentos que a partir dela surgem pontes entre as nações tanto intectualmente quanto economicamente, o quepossibilitaria um maior crescimento das nações em desenvolvimento e a superação das dificuldades sociais sofridas por estas. Ampara-se nos benefícios trazidos por uma internacionalização do progressotecnológico e dos produtos de consumo, mas principalmente ampara-se no exagero dos benefícios trazidos por esta internacionalização.
A globalização enquanto perversa define o caos trazido pelainternacionalização das transações, como precursor de uma desigualdade imensurável. Com ela o número de pobres cresceu após a década de 60, a fome se alastrou de forma incontrolável em cidades e países de baixas...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Jessica
  • Jessica
  • jessica
  • Jessica!
  • Jessica
  • jessica
  • Jessica
  • Jessica

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS