Joao

Páginas: 5 (1152 palabras) Publicado: 7 de noviembre de 2012
Relatório da aula de Desigualdades e Mobilidade Social do dia 5 de Dezembro de 2011











Ao quinto dia do presente mês de Dezembro, pelas 15H, iniciou-se a aula de Desigualdades e Mobilidade Social, leccionada pelo Professor Elísio Estanque, da qual eu fiz um relatório como elemento de avaliação para a respectiva cadeira.



O professor começou por dizer que se ia falarda Classe Média no âmbito do texto sobre a Ascensão da Classe Média.
Os temas iriam ser: papel da classe média, papel do Estado e implicações da classe média no campo laboral.



A classe média é um conceito que foi sendo elaborado a partir do senso comum.

O processo de secularização iniciou a classe média. Começou a falar-se de classe média com a primeira fase do modelo capitalista,com a revolução industrial francesa e, posteriormente, com a revolução industrial inglesa. Numa primeira fase de emergência do modelo capitalista, o plano económico foi o elemento central do projecto da modernidade, verificando-se ao mesmo tempo, uma disvincularização do trabalho ligado à terra, ou seja, a transformação da sociedade rural e agrícola do mundo ocidental para uma sociedadeessencialmente industrial e urbana.

Um dos factores para o aparecimento da classe media foi a secularização politica, que nasceu com a revolução industrial francesa. A sociedade contem factores que pervertem as relações de igualdade entre as pessoas, contrariando a teoria do Estado Natural enunciado por Rousseau – são as pessoas que pervertem esse Estado Natural, ou seja, cada individuo não estálimitado apenas ao seu poder e à sua consciência, está limitado ao poder que a sociedade lhe permite exercer.

As classes sociais resultam da própria sociedade a partir do momento em que o capitalismo começa a vigorar. Neste capitulo o Professor diz que a ética protestante teve um papel importante na primazia do económico. Em meados do século XVIII o pensamento relacional ganha ênfase. A ideia declasses e de desigualdade entre as pessoas foi construída por Rousseau.

O Estado Moderno vai tentar estabelecer algumas regras na indústria para que a acumulação de capital tenha o rumo certo.

A Inglaterra, graças ao colonialismo, já tinha grande capacidade financeira o que proporcionou um desenvolvimento tecnológico muito grande, melhor mesmo que o conseguido pela revolução industrialfrancesa. Com isto a Inglaterra conseguiu uma acumulação de capital ainda maior.

O crescimento da burguesia Industrial veio engrossar a classe dominante.

Segundo Marx, a relação mais conflitual era entre a classe dominante e a classe trabalhadora manual. A classe média no século XIX era constituída por pequenos artesãos e comerciantes bem sucedidos. As elites dominantes foram prestandoatenção a este crescimento da classe média e aos poucos foram concedendo-lhe alguns direitos individuais que até aqui só eles, classe dominante, podiam usufruir, como por exemplo o direito ao voto.

A ideologia liberal foi quem mais trabalhou na luta pelos direitos de todos. Defendiam que todos os seres nascem livres e iguais e que o homem era o principal senhor do seu destino, de acordo com osprincípios iluministas, reivindicando principalmente o direito à educação para todos.

Aqui o Professor enuncio o Liberalismo que defende a liberdade individual – é um sistema político-económico baseado na defesa da liberdade individual nos campos económico, politico, religioso e também intelectual.



Max Webber – O mercado e o Estado entre as atitudes do poder estatal.



Emile Durkheimdefendia que o individuo deve sujeitar-se a determinadas regras. Ele defendia as corporações. Corporações eram associações que se formavam com o intuito de regulamentar esse mesmo grupo e todos os seus elementos teriam de respeitar as normas de cada grupo. O Professor aqui distingue corporações de sindicatos dizendo que as corporações serviram de embrião para os sindicatos mais modernos....
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Joao
  • El Joa
  • joao
  • joaa
  • mariana joa.
  • Joao Najar
  • joa magno
  • Joao fiadeiro traduccion

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS