Just In Time

Páginas: 6 (1426 palabras) Publicado: 15 de enero de 2013
JUST IN TIME
INTRODUÇÃO
Como produzir mais, com mais qualidade, aproveitar movimentos e tempos, utilização de materiais de produção de forma correta, sem desperdício e ainda assim garantir a entrega do produto a tempo e em condições adequadas de uso é, sem dúvida, falar de Just In Time.
Como se pode perceber pela própria designação o controle da produção é feito enquanto o bem é produzido, enão no fim e é feito pelos próprios operários. Com o interesse de entender melhor sobre os métodos Japoneses de gestão da produção, esta pesquisa trás uma abordagem sobre o JIT, tendo em vista que são idéias adotas por empresas pelo mundo todo não se limitando ao Japão.
O sistema característico do Just in Time é de produzir a partir da procura, produzindo em cada momento somente os produtosnecessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário, em outras palavras, para a filosofia Just in Time, em cada etapa do processo é produzido somente o necessário para a fase posterior, na quantidade e no momento exato. Ao longo de todo o trabalho, pode-se perceber em que condição foi criada essa técnica, que mais do que uma técnica de gestão da produção é uma filosofia que inclui váriosoutros aspectos como a gestão de materiais, gestão da qualidade, organização física dos meios produtivos, engenharia de produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos

CONTEXTO HISTÓRICO
Embora o Just in Time tenha se popularizado tremendamente a partir dos anos 70, principalmente depois da primeira crise do petróleo (1973), suas origens remontam aos anos 40, após o final daIIGGM.
o Japão precisava tomar medidas para voltar a ter uma economia ativa. Mas dentro de todo esse contexto de que o Japão se encontrava a empresa Toyota que produzia teares para a indústria têxtil, toma decisões que vão mudar seu roteiro produtivo.
Começou a produção de automóveis em 1934, e em torno de 1940 interrompeu sua produção de veículos de passeio para apoiar o esforço nacional deguerra, produzindo apenas caminhões. Quando terminou a IIGGM, o líder da empresa na época, Toyota Kiichiro, o presidente falou: 'Alcancemos os americanos em três anos (em termos de produtividade). Caso o contrário a indústria automobilística japonesa não sobreviverá.
Alcançar a produção dos americanos era a meta estabelecida pela empresa automobilística Toyota, mas para que isso acontecesse, uma sériede medidas deveria ser tomada. isso significaria que o “Trabalho que estava sendo feito por 100 trabalhadores deveria então passar a ser feito por apenas 10!” Os executivos da empresa vendo a necessidade de tomar atitudes para que tais metas estabelecidas fossem alcançadas, decidem como estratégia conhecer os métodos americanos de produção. Questionara então a possibilidade de um americano sercapaz de um esforço físico dez vezes maior que um trabalhador japonês. Perceberam com isso que se isso chegasse acontecer é porque estava havendo algum desperdício, e isso é o que não poderia de forma alguma acontecer, principalmente devido ao momento de escassez de recursos. (CORREA LUIS E CORREA ALBERTO, 2006) “Se fossem capazes de eliminar todo e qualquer desperdício, a produtividade seduplicaria. E esta se tornou a pedra fundamental do Sistema Toyota de Produção, renomeado mais tarde Just in Time.”

OBJETIVOS DO JUST IN TIME
Segundo CERRA e BONADIO (2000) um dos principais objetivos do Just in Time é:
A eliminação dos desperdícios e a busca pela melhoria continua no processo produtivo. Outros objetivos do Just in Time são: Redução do lead time é outra meta do JIT, refere-se aotempo de inicio de produção até o momento em que o produto está disponível para uso. Redução do setup que auxilia na garantia da flexibilidade da produção, faz com que a produção não se comprometa caso haja algum programa de produção comprometido, encontrando assim maneiras de adaptar-se e dar conta da demanda. Reduções dos lotes de produção, quanto menores forem, facilita a detecção dos erros....
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Just in time(Justo a tiempo)
  • Justo a tiempo (just in time)
  • Just in time
  • Just In Time (JIT)
  • just in time
  • Just In Time
  • EL NACIMIENTO DEL JUST IN TIME
  • Just In Time

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS