Keynes

Páginas: 6 (1500 palabras) Publicado: 17 de abril de 2012
John Maynard Keynes
Biografia
John Maynard Keynes nasceu em Cambridge em 5 de Junho de 1883 no seio de uma família de intelectuais. Estudou no colégio Elton, onde obteve medalhas por seu excelente desempenho em matemática.
Em 1902 recebeu uma bolsa de estudos para estudar na King´s College. Durante sua estadia na Universidade Keynes teve contato com o famoso economista Alfred Marshall.
Em1906 tornou-se funcionário do Ministério dos Negócios das Índias e passou dois anos na Ásia.
É freqüentador assíduo, em 1907, do grupo de Bloomsbury, nome do Bairro onde residia a escritora Virginia Woolf e em cuja casa reuniam-se destacados intelectuais londrinos, como o romancista E.M Foster e o poeta T.S Eliot.
Quando em 1908 retornou a Cambridge passou a ocupar a cadeira de professor deeconomia da Universidade local, onde lecionou até 1915.
Keynes ingressou no Tesouro Britânico em 1916 e passou a exercer cargos de grande importância.
Ao fim da Primeira Guerra Mundial, foi conselheiro da delegação britânica nas negociações de paz, mas em 1919 deixou o cargo, pois acreditava que as compensações econômicas impostas à Alemanha pelo tratado de Versalhes não eram factíveis. Neste tratadoos países vencidos eram obrigados a pagar reparações de guerra, o que Keynes considerava vindicativo, imoral e impraticável. Este acordo iria, em sua opinião, criar graves problemas à economia alemã, provocando posterior repudio por parte da Alemanha e o conseqüente rearmamento da Europa. A história o daria razão posteriormente.

Em 1919 publicou o livro “As conseqüências econômicas da Paz”.Esse trabalho teve grande impacto político sobre as nações capitalistas.
Durante a década de 1920 se afastou dos cargos oficiais, e nesse período aumenta a sua insatisfação com a política de deflação adotada pelo governo e com os caminhos seguidos pela Economia Clássica.
E foi nesse mesmo período que as teorias econômicas passaram a analisar a necessidade da interferência do Estado nos mercadosinstáveis do pós-guerra.
Em 1925 casa-se com Lydia Lopokova, famosa bailarina russa.
Em 1932 redige seu “Tratado Sobre a Reforma Econômica” e em 1936 publica sua mais importante obra chamada “Teoria Geral do Emprego, dos Juros e da Moeda”, responsável por iniciar a chamada “Revolução Keynesiana.”
Nessa obra, Keynes alega que o sistema capitalista é extremamente instável e esclarece que a “mãoinvisível” do mercado não resulta no que pregam os economistas mais ortodoxos, que seria o equilíbrio entre o bem-estar global e os agentes econômicos. Ele sustenta que o desemprego pode perdurar indefinidamente se os governos não fizerem gastos para estimular a economia e o crescimento.
Em 1937 sofre um ataque cardíaco. Mesmo não totalmente recuperado retorna aos meios oficiais como um dosadministradores do Banco da Inglaterra, sendo considerado por muitos como o “economista oficial da Grã-Bretanha”.
Em 1942 recebe o titulo de Barão de Tilton.
Durante o período da Segunda Guerra ele foi o principal arquiteto da política econômica da Grã-Bretanha, além disso, em 1944 participou da Conferência de Bretton Woods, que deu origem ao Banco Mundial e ao FMI.
O plano White em (norte-americano)teve maior destaque na conferencia, no entanto, as suas idéias tiveram relevante importância para o novo sistema.
A teoria de Keynes, baseada na intervenção do Estado foi colocada em prática após o fim da II Guerra Mundial como opção para a recuperação dos países devastados pela guerra. O conjunto de suas teorias ficou conhecido como Welfare State (Estado de Bem-Estar Social) ou ainda comoKeynesianismo.
Esse modelo econômico foi o dominante até o final dos anos 60, quando, em meio à instabilidade econômica e inflação, passou a ser substituído por um modelo diferente, o liberalismo, que pregava a mínima intervenção do Estado no mercado.
John Maynard Keynes morre em 20 de Abril de 1946, em Firle (Sussex), vítima de novo ataque cardíaco.
Foi uma das mais importantes figuras na economia...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Keynes
  • Keynes
  • Keynes
  • Keynes
  • keynes
  • Keynes
  • KEYNES
  • Keynes

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS