Kuhn e as ciencias sociais

Páginas: 6 (1299 palabras) Publicado: 5 de abril de 2011
Resumo: “Posfacio” A estrutura das revoluções científicas. T.S. Kuhn, 1969.

Na introdução a seu “Posfacio” Kuhn, faz uma espécie de apologia desculpando-se por os “mal-entendidos” que sua versão anterior do livro provocou. Segundo ele, a dificuldade principal gira em torno ao conceito do paradigma e propõe para ser “conveniente” a separação do conceito a noção do que é uma comunidadecientífica. Conclui brevemente que as diferencias nos pontos de vista podem ser interpretados como meros problemas de comunicação na tradução. Ele divide sua discussão em 7 itens.

1. Os paradigmas e a estrutura da comunidade

Kuhn define o paradigma como um conceito lógico-circular no qual, o paradigma é algo que comparte uma comunidade e por tanto uma comunidade científica comparte um paradigma.Ele vê isto como “uma fonte de dificuldades reais”. Segundo ele, para poder identificar uma comunidade científica só basta isolarmos e estudar seus comportamentos. Para isto pressupõe que encontra “formas mais sistemáticas” para a identificação .

No primeiro lugar apresenta o conceito de que uma comunidade científica é formada por praticantes de uma especialidade científica. Como resultado osmembros da comunidade se percebem como os responsáveis de conseguir um objetivo comum e do treinamento de seus sucessores.

As comunidades científicas ao prestar atenção a assuntos distintos cada uma, causam que o lograr uma comunicação profissional seja árdua. Mais ele sinala, que em geral os científicos em seu caráter individual, geralmente pertencem a “diversos grupos”

Antes de passar aosparadigmas aborda temas sobre a estrutura comunitária. Na transição do período pre-paradigmático para o pós-paradigmático até chegar a madureza de um campo científico, seus membros o as diversas escolas, competem por o domínio da matéria. É quando o numero de participantes se reduze notavelmente que começa a prática científica de um modo mais eficiente. Isto, somente inicia quando os membrosestão seguros dos fundamentos que abarcam seus campos de estudo.

Respeito a identificação bi-unívoca, uma única comunidade com o mesmo objeto de estudo, no passado era distribuído entre diversas comunidades. O paradigma é algo que governa não um objeto de estudo, mais, um grupo de membros de uma comunidade científica.

Kuhn vê que isto acontece, a partir de certas revoluções científicas. Paraele, uma revolução é um cambio que envolve uma reconstrução nos compromissos do grupo. Menciona, a crise como a toma de consciência de que alguma coisa saio errada. Segundo ele, a crise não e imprescindível para uma revolução científica, mais sempre parece anteceder-lhe. As crises não são necessariamente geradas por o mesmo grupo que as sofre, mais podem ser geradas por outro grupo alheio.

2.Os paradigmas como a constelação dos compromissos de grupo

Kuhn encontra este ponto como o mais importante e obscuro de seu texto original. Ele dedica-se ao emprego “mais global” sobre o conceito de paradigmas e aceita que na filosofia da ciência é mais utilizado o conceito de teoria, porém encontra que esta definição é muito limitada para seu trabalho. Ele insinua, então o termino de “matrizdisciplinar” e encontra nele quatro importantes componentes.

a. Generalizações simbólicas: o poder de uma ciência parece aumentar com o numero de generalizações que seus praticantes tenham ao seu dispor. Estas também funcionam na mesma vez como leis e como definições de alguns dos símbolos que empregam. Isto, segundo Kuhn, muda com o tempo. Porém, as revoluções científicas incluíram o abandonode algumas das suas generalizações.
b. Compromissos coletivos com as crenças: estes, ajudam a determinar o que será aceito como explicação o como solução e inversamente ajudam a estabelecer uma lista dos problemas a solucionar e a importância de cada um deles.
c. Os valores: este são os mais amplamente compartilhados pelas diferentes comunidades científicas que as mesmas generalizações o...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Ciencias Sociais
  • La filosofía de la ciencia de thomas kuhn
  • El Progreso De La Ciencia Según Kuhn
  • La Teoría De La Ciencia De T.S. Kuhn
  • La ciencia normal de kuhn
  • Ciencia Normal De Kuhn
  • CIENCIAS SOCIAIS
  • la transformación de la ciencia, según Thomas Kuhn

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS