La Crisis De Las Tres Europas (Portugués)

Páginas: 5 (1182 palabras) Publicado: 13 de junio de 2012
DEBATE

A crise e as três Europas

14 novembro 2011
ROMÂNIA LIBERĂ BUCARESTE


[pic]

A UE poderá em breve ser dividida entre os que têm um bom desempenho, os coxos e os atrasados mentais, revela preocupada a politóloga romena Alina Mungiu-Pippidi. E não é possível contar com uma identidade europeia fictícia para os reunir todos.

Alina Mungiu-Pippidi
Não foi muito educado por parte da Europaentrar em crise após termos aderido à mesma, disse-me com uma certa amargura um diplomata amigo da Europa de Leste. Após ter enfrentado durante anos a Europa a duas velocidades, este último reconhece agora, perplexo, que esta solução se impõe como a única via de salvação. O que falta fazer?

Se aceitamos soluções como a de Jean-Claude Piris [um dos juristas que participou na redação do Tratado deLisboa] – um tratado adicional dirigido apenas aos membros da zona euro capazes de passar para o federalismo fiscal – conseguiremos pôr fim à crise do euro, mas acabaremos com três Europas: a zona euro com bom desempenho e unificada, a zona euro coxa, que não sabe se deve avançar ou recuar (Grécia, Portugal...) e os fora do círculo, que não têm qualquer perspetiva séria de alcançar os outros.


Umacrise de desintegração

A Europa conheceu outras crises. Por que será esta a mais trágica? Todos –   começando pelos americanos –   apostavam na capacidade da Europa para levar os países periféricos a um denominador comum, tanto no que diz respeito à democracia como à prosperidade, fazendo com que tais crises parecessem “problemas de crescimento”.

Na realidade, afirma Ivan Krastev noseu texto para o Symposium Dahrendorf[que teve lugar nos dias 9 e 10 de novembro em Berlim, em memória do sociólogo alemão Ralf Dahrendorf, falecido em 2009], trata-se de uma crise de desintegração: tudo o que tornou possível o projeto europeu vira-se contra o mesmo neste período de divergência. Primeiro a democracia, com o populismo e as concessões feitas a este último pelos dirigentes europeus, e oEstado-Providência enquanto direito que as democracias podem fornecer aos seus cidadãos, independentemente da conjuntura económica.

Os partidários da Europa acreditam que se provássemos a existência de uma identidade europeia comum, a solidariedade com os outros seria evidente, assim como o apoio aos políticos europeus e uma maior integração. Então por que motivo os gregos, aos quais identidade não falta,não apoiam a política do seu Governo? De forma mais geral, como poderá a identidade, por si só, legitimar qualquer política?


Um conjunto de leis e a capacidade de as aplicar

A obsessão da tradição europeia e do europeísmo, baseados normalmente na identidade definida de um ponto de vista psicológico, faz-nos esquecer o que é verdadeiramente a Europa: um conjunto de leis e a capacidade de asaplicar. A Grécia não está a cumprir as normas – assim como a Itália ou Portugal – é isto que ameaça desintegrar a Europa, não os imigrantes tão odiados, nem a Rússia ou a China.

Resumindo, a integridade europeia não passa de uma propaganda de Bruxelas – que justifica a abordagem europeia neocolonial, na medida em que a Europa quer aplicar as suas normas além fronteiras, na Ucrânia, na Líbia e noMagrebe, como defende o professor de estudos europeus em Oxford, Jan Zielonka, em “A ideologia de um império”.

Diria que é também uma propaganda que se estendeu à periferia da UE: o “regresso à Europa” foi um discurso mobilizador bem-sucedido da transição pós-comunista, que juntou as pessoas num desejo de liberdade, fazendo passar o capitalismo por um sonho e não um pesadelo. Na verdade não podíamosregressar, uma vez que nunca chegámos a fazer parte dela.

Éramos o terceiro mundo da Europa, e o papel desempenhado hoje pelo FMI foi executado, entre as duas guerras, pelos representantes dos que nos emprestaram dinheiro, nos dias de hoje, para estabilizar o nosso orçamento: o Banco de França, que tinha um agente permanente no nosso país que dispunha de um direito de veto sobre as despesas...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Crisis europa
  • Crisis en Europa
  • Crisis En Europa
  • Crisis europa
  • La Crisis en Europa
  • crisis en europa
  • Crisis En Europa
  • Crisis en europa

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS