La Inteligencia Emocional

Páginas: 17 (4083 palabras) Publicado: 6 de diciembre de 2012
[pic]















Comportamento Organizacional














Conteúdo


1 Introdução 3

2 Conflito e a negociação 5
2.1 Definição e tipos de conflito 5
2.2 Processo de negociação 7
2.2.1 Definição e tipos de negociação 7
2.2.2 Os negociadores – Personalidades e Habilidades 9
2.2.3 Estudo de caso 11

3 Conclusão 15

4 Bibliografia 17Introdução




Historicamente, os Gestores tentaram melhorar o funcionamento organizacional. No início, as Organizações foram encaradas para alcançar a competitividade e obter benefícios, baseados na estrutura tradicional piramidal da organização do trabalho: divisão horizontal do trabalho e verticalidade nas decisões. Com a evolução moderna da Administração, a Organização deixou de servista de forma linear para ser encarada como um sistema de relações entre indivíduos que orientados, coordenados e dirigidos pelo Gerente, perseguem metas comuns.


Desta forma, os indivíduos nas Organizações deixaram de ser vistos como um custo para ser geridos como recursos e passaram a ser reconhecidos como colaboradores que aportam recursos e acréscimo de valor à Organização.


Oestudo do comportamento das pessoas numa Organização é um desafio nunca antes proposto pelos gestores, sendo assumido por eles na actualidade como uma das tarefas mais importantes. As pessoas que prestam serviços numa Organização administrativamente moderna passaram a ser vistas e tratadas como clientes internos da Organização pelo que a satisfação dos mesmos será objectivo primordial como chavepara o sucesso da Organização. Fazem assim parte dos stakeholders da organização e têm que ser tratados como tal.


Deste modo, para que as organizações modernas se possam enraizar no mercado global, torna-se inquestionável a necessidade de conhecer o comportamento humano nelas. Assim, os Gerentes devem desenvolver habilidades intra pessoais e interpessoais bem como desenvolver ashabilidades dos seus colaboradores, tendo em conta que o impacto positivo e/ou negativo dos componentes da Organização (indivíduos, grupos e estrutura) sobre a Organização, será directamente proporcional ao êxito ou fracasso da mesma.


Segundo Bilhim (2005,p.26) “ O estudo do comportamento do homem na organização enquadra-se numa perspectiva micro; dá mais atenção aos pequenos grupos e aoindividuo. Os tópicos centrados nos pequenos grupos incluem: estatuto social, poder, conflito, liderança e comunicação. Os temas relacionados com os indivíduos dizem respeito à percepção e decisão individual, aos valores e atitudes de satisfação no trabalho, e à motivação e absentismo.”


Face o anteriormente exposto, torna-se necessário a compreensão, avaliação e seguimento do comportamentohumano nas organizações, a nível individual, de grupo, inter grupo e macro organizacional, especialmente aspectos tão importantes como a cultura, motivação, a liderança, o processo de tomada de decisões, fenómenos de poder, resolução de conflitos, estruturação organizacional, de acordo com o entorno em que se desenvolve a empresa e o processo estratégico.


Conforme Stephen P. Robbins (1998)o Comportamento Organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto dos indivíduos, grupos e estruturas sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de aplicar os conhecimentos adquiridos na melhoria da eficácia de uma organização.


Podemos assim dizer que o importante é fomentar uma cultura organizacional adequada às perspectivas da organização para assimfacilitar todos os processos, desde a negociação à tomada de decisão


Segundo Davis, Newstrom (1991) definem o Comportamento Organizacional como "O estudo e a aplicação de conhecimentos relativos à maneira em que as pessoas actuam dentro das organizações. Trata-se (…) de uma ferramenta humana para benefício das pessoas e se aplica de modo geral ao comportamento das pessoas em toda classe...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Inteligencia emocional
  • Inteligencia emocional
  • Inteligencia emocional
  • Inteligencia emocional
  • Inteligencia emocional
  • Inteligencia emocional
  • Inteligencia Emocional
  • La Inteligencia Emocional

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS