La Nueva Arquitectura Y La Bauhaus

Páginas: 8 (1987 palabras) Publicado: 30 de noviembre de 2012
Breve Introdução | Contextualização da obra bibliográfica

A obra bibliográfica a ser analisada designa-se “La Nueva Arquitectura y la Bauhaus” do arquitecto Walter Gropius. Esta obra bibliográfica foi escrita em 1925 sob a designação manuscript Die neue Architektur und das Bauhaus: Grundzüge und Entwicklung einer Konzeption. Em 1935 dá-se a primeira tradução para inglês, a edição em estudo éuma tradução para Castelhano de uma edição da mesma obra que data de 1965.
Gropius dedicou a sua vida à Arquitectura e à componente urbanística nos campos da actividade técnica e artística, da organização do espaço tendo como pano de fundo as necessidades humanas. A Bauhaus surge como uma tentativa de criar uma sociedade de todas as formas de trabalho criativo. Como resultado, a Bauhaus nãochegou a criar um novo estilo, mas, sim, exercer uma influência viva no design. A consequência foi a adopção de uma posição que permitiu o desenvolvimento de uma nova consciência criadora criando uma ponte entre dois pólos distintos, arquitectura e projecto. A industrialização, as novas técnicas e os novos materiais à disposição foram as veras ferramentas desta ideologia, contribuindo para uma evoluçãodas condições de vida do ser humano.

1
Ilustração 1- O rosto das mentes por detrás das ideologias defendidas pela Bauhaus com Walter Gropius ao centro.

Resumo crítico da obra bibliográfica
O livro tem como tema central a nova arquitectura (modernismo), que era algo de inovador, pioneiro na primeira metade do século XX. Para dar resposta ao tema acima transcrito, Walter Gropius inicia asua abordagem com uma premissa “pode a verdadeira natureza e significado da Nova Arquitectura ser transmitida em palavras? ”. Quando deparamos com esta questão o que nos chama de imediato a atenção é a palavra nova arquitectura ser colocada como se de um nome próprio de tratasse, é a noção de um conceito já, de uma ideologia bem vincada e aprimorada no seu objectivo. A resposta a esta premissa éfeita com base na opinião, experiência de vida e obra de Gropius.
Walter Gropius inicia a abordagem à questão encarando a sua época como um período de pausa, em que olha para o passado e se apreende os possíveis erros e a desvirtuação do que é a noção de arquitectura. Está bem patente este interregno cognitivo no discurso do arquitecto W. Gropius (1925) “A violação foi feita com o passado, o quenos permite prever um novo aspecto da arquitectura correspondente à civilização técnica da época em que vivemos, a morfologia de estilos mortos foi destruído, e estamos voltando à honestidade de pensamento e sentimento”(p.19). A necessidade emergente de mudança formal é bem patente neste excerto, vive-se uma era de novas técnicas, novos materiais, novas necessidades, que colocam em causa as própriasideologias vindas do passado, era necessário repensar tudo aquilo que era dado como certo e inquestionável.
A arquitectura passa de uma arte (ou ciência), que até então era discutida em meios eruditos, indiferente para o público geral, para um tema em que todos tinham algo a dizer. Isto é consequência de uma cultura liberal, democrática, que não aceita uma ideologia sem uma boa razão que asustente, a arquitectura é encarada como algo que influência o dia-a-dia de cada um e portanto inegavelmente importante para cada habitante da urbe. Há uma primazia da razão face aos caprichos do arquitecto ou da entidade responsável pela edificação, a arquitectura deixa de ser uma curiosidade fruto da genialidade do artista apenas, para algo que tem a pretensa de restaurar a harmonia e a ordem nasociedade.
Gropius reforça a força do panorama socioeconómico da altura quando refere as dificuldades económicas no contexto global de então. O Mundo tinha saído da 1ª Guerra mundial, existiam várias dificuldades técnicas que envolviam grandes somas de dinheiro, juntamente com dogmas e ideias que deturpavam o verdadeiro sentido da Nova Arquitectura.

2

Há uma total rejeição por parte do autor...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Arquitectura bauhaus
  • Arquitectura Bauhaus En Chile
  • Bauhaus y la Nueva Tipografía
  • Bauhaus y la nueva tipografía
  • La Bauhaus Y La Nueva Tipografia
  • Nueva Arquitectura
  • La bauhaus y la nueva tipografia
  • Una nueva arquitectura para una nueva sociedad

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS