Leitura um caminho de aproximação e valorização das culturas brasileira e boliviana

Páginas: 15 (3673 palabras) Publicado: 21 de mayo de 2011
LEITURA: UM CAMINHO DE APROXIMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DAS CULTURAS BRASIL/BOLÍVIA – UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO MÉDIO
Geni Conceição Figueiredo
Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica

DALCICO, Eliane Cristina.
elidalcico@yahoo.com.br
FIGUEIREDO, Geni Conceição
genicfz@gmail.com

Comunicação Individual
RESUMO
A leitura destaca-secomo prioridade no processo de ensino/aprendizagem da língua espanhola no ensino médio. Desde a compreensão de letramento, o que mais interessa no ensino de língua espanhola é fazer com que o aluno perceba que implícita ou explicitamente existem idéias e informações que o ajudarão a compreender a realidade que o cerca. Assim, este trabalho não se restringe à preocupação da leitura comodecodificação ou como preparação dos alunos para o vestibular, mas propõe uma reflexão sobre a importância da leitura como um caminho de aproximação e valorização da cultura boliviana que se faz tão presente na cidade de Cáceres, fronteira do Brasil com a Bolívia. Objetivamos descrever a prática de leitura de 100 alunos voluntários das séries do ensino médio de duas escolas estaduais da cidade. Utilizamos dametodologia qualitativa, com a aplicação de questionários fechados e abertos aos alunos e a três professoras de Língua Espanhola. Pautamos nosso estudo nas Orientações Curriculares do Ensino Médio e no Quadro Comum Europeu de Referência, dentre outros documentos que reconhecem a importância da leitura e o ensino de línguas.
Palavras-chave: leitura, ensino de línguas, cultura, prática.ABSTRACT
The reading stands out as a priority in the teaching / learning the Spanish language in high school. Since the understanding of literacy, which is more interested in teaching Spanish to make the students realize that there are implicit or explicit ideas and information to help you understand the reality that surrounds. This work is not the concern of reading as decoding or as preparation ofstudents for the university exams, but proposes a reflection on the importance of reading as a way of approach and appreciation of Bolivian culture that is so present in the city of Cáceres , border of Brazil with Bolivia. Aim to describe the practice of voluntary reading of 100 students of the series of high school in two state schools in the city. Use of qualitative methodology, the application ofquestionnaires with closed and open questions to students and three Spanish teachers. Based on our study of the Orientações Curriculares do Ensino Médio and Quadro Comum Europeu de Referência, among other documents that recognize the importance of reading and languages teaching.
Keywords: reading, teaching of languages, culture, practice.

1. LEITURA E LETRAMENTO
(...) para a leitura seefetivar, deve preencher uma lacuna em nossa vida.
MANGUEL p. 82
1.1 – O que é Leitura?
Muitos são os conceitos sobre o que vem a ser a leitura, e quais os fatores que a pressupõem. Discutiremos o que é leitura a partir de algumas teorias que ultrapassam a perspectiva mecânica e decodificadora.
Para Martins (2004, p.31), as inúmeras concepções vigentes sobre leitura, podemser resumidas em duas formas: como decodificação mecânica de signos lingüísticos e como processo de compreensão abrangente, que envolve componentes sensoriais, emocionais, intelectuais, filosóficos, neurológicos, culturais, econômicos e políticos.
Para Martins (2004, p 32), leitura não é somente decifrar palavras, é antes de tudo uma experiência pessoal, vislumbramos as idéias e asintenções do pensamento de quem criou um texto, as circunstâncias de criação. Conhecer sobre a vida e a cultura do outro, provoca em nós uma determinada reação: um modo especial de vê-lo, de percebê-lo.
Para que haja verdadeira compreensão de leitura, pesquisadores identificam pelo menos nove fatores: 1. conhecimento das palavras; 2.inferência de significados; 3. atenção às proposições...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Cultura Boliviana
  • cultura boliviana
  • El juego en las culturas bolivianas
  • Cultura boliviana
  • Cultura boliviana
  • Cultura Boliviana
  • leituras
  • Las culturas nativas del oriente boliviano

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS