Leviatan.doc

Páginas: 16 (3925 palabras) Publicado: 18 de enero de 2012
Yasmina Reza
Arte
Editores Albin Michel
1998
102 Páginas

Maria de Castro Pereira Bessa
Nº 5155
Design comunicação 1ºano

Estética
Professora Cristina Azevedo Tavares
ARTE de Yasmina Reza

Razão da escolha da obra
Escolhi esta obra, pois considero o seu tema muito actual e pertinente. Afinal, o que é a Arte? Quem decide o que é uma obra de arte? Como reagimos perante a artecontemporânea?
Na hora de almoço, em casa dos meus avós paternos, esta discussão é permanente. O meu avô faz troça deste tipo de “arte”, dos “artistas” e das explicações que eu procuro encontrar. A minha avó também não compreende; porque é que Picasso, que desenhava lindamente, foi fazer aqueles retratos cubistas horrorosos? Mas, ao contrario do meu avô, vai à procura de explicações, vai descobrir osseus contextos e conceitos. Eu, esforço-me por explicar o que está por detrás de um quadro ou escultura, esforço-me por mostrar-lhes outras maneiras de ver as coisas. Mas, como é que eu posso fazê-los ver se nem eu compreendo, de facto, esta Arte? Como é que eu lhes posso provar que um quadro pintado de branco é arte?

Finalidade do trabalho
Este trabalho tem o objectivo de nos fazer reflectir.Partimos de uma obra literária em que temos de relacionar os seus conceitos e as questões que coloca com outras obras literárias de outros filósofos. Esta recessão pretende dar utilidade aos conhecimentos sobre estética adquiridos na aula e
alargá-los.

Introdução
Yasmina Reza é dramaturga, actriz e escritora, nasceu em Paris em 1959. Obteve reconhecimento com a obra Arte, traduzida em 35idiomas e encenada em vários países. Já criou cinco peças e recebeu três prêmios Molière: Conversations après un enterrement (Conversas depois de um enterro, 1987), La traversée de lhiver (A travessia do inverno, 1989), Lhomme de hasard (O homem do acaso), Art (Arte, 1994) e Trois versions de la vie (Três versões da vida, 2000); e dois romances.
Yasmina Reza em Arte conta-nos a história de trêsamigos, o Marcos, o Sérgio e o Ivan, que põe em causa a sua a amizade, devido a diferentes opiniões sobre a arte. Sérgio comprou um quadro branco por um preço caríssimo. Marcos, um engenheiro aeronáutico muito conservador, discorda totalmente desta compra e questiona o que vai na cabeça de Sérgio para fazer tamanha loucura. E Ivan, que trabalhava no sector têxtil mas que acaba de encontrar empregonuma papelaria, quer agradar tanto um amigo como outro. Este teatro tem uma grande carga cómica, que por chegar ao fundo das questões, é intensamente dramático. Coloca-nos em confronto connosco mesmos pois faz-nos pensar em questões do foro artístico mas também coloca questões de fundo social, nomeadamente a diferenciação cultural e social e a amizade.
Através deste drama, vou fazer uma abordadagemestética e procurar responder a questões como: o que é a arte; a questão do belo e da forma; a questão do gosto e a desumanizaçao da arte, através dos autores Alexandre Melo; Kant, Worringer e Mário Periola; e Dabney Townsend, respectivamente.

Resumo
O texto dramático de Yasmina Reza, começa com a personagem Marcos a dizer que o seu amigo Sérgio comprou um quadro de aproximadamente um metro esessenta por um metro e vinte, pintado de branco. Se semicerrarmos os olhos também podemos ver umas finíssimas linhas transversais brancas.
Os dois amigos estão na casa de Sérgio a observar o quadro. Desenrola-se uma breve conversa até que, finalmente Marcos faz a pergunta que desencadeia toda a discussão e drama: “Pagas-te cinco milhões de pesetas por esta merda?!”
Sérgio magoado com aagressividade e falta de delicadeza do amigo pergunta com que critérios e conhecimentos pode ele, ignorante, classificar já à partida o quadro de merda. Mas, Marcos não compreende e ri-se do quadro, humilhando Sérgio.
Passado um dia Marcos vai a casa de Ivan, um amigo seu e de Sérgio. Começam a conversar e Marcos conta-lhe o preço estonteante que Sérgio deu por um Antrios, o autor do quadro. Marcos...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS