Licenciado en educación

Páginas: 14 (3308 palabras) Publicado: 24 de agosto de 2012
Curso Básico de PLC




STEP-5








Capítulo 1







* Informações gerais
* Partes de um Controlador Programável
* Possibilidade de endereçamento
* Funções Lógicas






Informações gerais:


Informação

Informações de dados são representados e transmitido por meios de sinais. O sinal é uma parte ou todo de uma informação.

Sinais binários

Asgrandezas físicas, ás quais são atribuídos unicamente dois valores ou níveis chamado de grandezas binarias.
Por exemplo: um contato aberto ou fechado de um pressostato ou relê.


Sinais Analógicos

Um sinal analógico é a representação de uma grandeza que pode assumir no decorrer do tempo qualquer valor entre dois limites determinados.
Por exemplo: a queda de tensão em um sensor tipo PT100que é proporcional á temperatura à que mesmo é submetido

Informações digitalizadas

Digitalizar uma grandeza analógica significa dividir a mesma em vários segmentos de forma que se possa fazer posteriormente uma relação entre uma quantidade de segmentos e a grandeza analógica medida.

Tecnologia dos controladores programáveis

A técnica de automação diferencia comandos "programados" porfiação de comandos programados por memória. Apresentaremos a seguir as características básicas dos comandos convencionais (por fiação) e dos comandos programáveis (controladores programáveis).

Comandos programados por fiação

Também conhecido por comandos convencionais, são aqueles cuja função é estabelecida pela escolha de seus elementos de comando e pela interligação entre eles, isto é,associação de contatos em série, paralelo etc.
A localização dos diversos aparelhos no quadro de comando e sua respectiva fiação, dependem neste caso da função a ser executada.
Um comando programado por fiação somente pode ser montado mecânica e eletricamente depois que todo o esquema elétrico esteja definido.
Qualquer alteração posterior na lógica de funcionamento, implica obrigatoriamentena alteração da fiação e possivelmente também na quantidade dos aparelhos elétricos do painel como por exemplo reles auxiliares etc.

Comandos programados por memória

Entre os aparelhos usados para comando, cujo programa é armazenado em memória, destacam-se os controladores programáveis.
A função dos comandos programados por memória não depende tão somente da configuração mecânica de seuscomponentes e da respectiva interligação entre eles.
Aos controladores programáveis são ligados elementos de comando (botoeiras, chaves fim de curso, sensores de proximidade etc.), e os elementos operadores (contatores, válvulas, indicadores, etc.).
A função deste comando, isto é, a tarefa que ele deve realizar, não é apenas definida pela maneira como os elementos estão interligados mas simpelo programa gravado na memória do controlador. Programar significa então que atuadores serão acionados pelo controlador programável em função das informações fornecidas pelos sensores.

Arquitetura de um controlador programável

A escolha da configuração de um controlador programável, depende basicamente da quantidade de elementos de comando e operadores a ele conectados e ainda do tamanho doprograma a ser gravado em sua memória.
Independente do tipo, todos os controladores programáveis são constituídos das mesmas partes básicas:
Fonte de alimentação, memória de programa, processador, módulos de entrada e saída.
Os elementos de comando (botões, sensores etc.) são ligados aos módulos de entrada e os elementos operadores (contatores de potência, válvulas etc.) são ligados aosmódulos de saída.
O programa (software) é escrito com o auxílio de um terminal de programação.
O terminal de programação é de suma importância também para alterações de programa, testes de funcionamento, diagnose de falhas etc.
O processador (CPU) executa o programa contido na sua memória verificando a existência ou não de sinal em cada uma das entradas.
O resultado do processamento destes...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Licenciado En Educacion
  • licenciado en educación
  • Licenciada En Educacion
  • Licenciado En Educacion
  • Licenciada En Educaciòn
  • licenciada en educacion
  • licenciada en educacion
  • licenciada en educacion

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS